A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais:
1) "capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente";
2) "exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento";
3) "atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica".
A atitude filosófica é uma atitude "crítica" porque preenche esses três significados da noção de crítica, a qual, como se observa, é inseparável da noção de racional.
Comentário:
A palavra crítica foi incorporada ao nosso senso comum como sendo algo ruim, proveniente de um ser invejoso, amargo, cruel etc. Às vezes o ser é isso mesmo, mas ao pesquisarmos sobre a palavra podemos ampliar nosso horizonte de conhecimento e aprendermos que criticar é um ato saudável desde que feito com pressupostos organizados e sistemáticos, não pelo simples fato da não validação da coisa criticada. Saber reconhecer na crítica recebida o valor a ser considerado por cada um de nós, pode ser mais útil do que o elogio galhofeiro. Criticar não é apenas discordar mas apresentar a análise a partir de uma perspectiva diferente daquela demonstrada. Criticar, portanto, não deve ser falar mal ou bem de algo ou de alguma coisa, mas apresentar uma leitura alternativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Brilhe a Vossa Luz!!!