A diversidade cultural é evidente em nossa sociedade,
sendo responsável por contribuir na definição da personalidade dos
indivíduos. Essa diversidade é caracterizada por diversos aspectos,
especialmente, linguagem, crença, vestuário, tradições, enfim tudo que
diferencie uma pessoa da outra. Essa relação é, no mínimo, complexa, uma
vez que acarreta intermináveis debates e possíveis conflitos.
Inúmeros sociólogos buscaram entender as diferenças culturais em
várias sociedades e como os indivíduos se relacionam. Peter Berger foi
um deles, em sua obra privilegiou a análise do problema da interação
social, enfatizando acontecimentos que afetam o comportamento das
pessoas, afirmando que o "caráter processual de toda
construção identitária no meio social leva a compreender que a sociedade define o ser humano’’, mas que "o ser humano também define a
sociedade’’.
Comportamentos como esses podem ser constatados, principalmente, na
escola, pois lá são ensinados que todos são iguais, sem distinção
alguma, quando na verdade, não é o que ocorre. As crianças, por exemplo,
se diferem desde pequenas umas das outras, seja no modo de pensar ou de
agir, isso só tem a se intensificar ao longo do tempo; e tendem a
refletir, posteriormente, na produção cultural e na bagagem de cada ser
humano, ou seja, aquilo que faz do homem um ser singular.
Muitas vezes, há a supervalorização de estilos e a depreciação de
outros, por consequência, a exclusão dos que se contrapõem ao gosto da
maioria. A escola como agente educador e socializador, juntamente com as
famílias são fundamentais para mostrar aos estudantes – de qualquer
faixa etária – maneiras de fazer das diferenças, oportunidades,
construção de suas próprias identidades e para isso o respeito é
essencial.
Nesse sentido, a escola, certamente, tem influência na
formação cultural e social dos alunos, porém não apenas ela, mas todos
que fazem ou fizeram parte da vida deles. Dessa forma, ações de conscientização são boas alternativas que devem ser realizadas desde o início da vida escolar alcançando resultados promissores ao longo do tempo.
Débora Lucinda Alves, estudante do 3º ano do ensino médio em uma escola estadual do estado de São Paulo, que ganhou menção honrosa em concurso promovido pela Revista Cult. Matéria completa e original aqui.