Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

PRIMEIRA MENSAGEM

Servindo Sempre é a mensagem do nosso caro Emmanuel, recebida em nossa primeira reunião pública do novo núcleo – o Grupo Espírita da Prece, nesta cidade de Uberaba. Fundamos a nossa singela instituição há algumas semanas. Entretanto, a nova sede somente agora está funcionando, com as nossas reuniões públicas de sextas e sábados à noite, alem de nossas atividades outras no serviço espiritual.

Não tivemos qualquer solenidade inauguratória. Nosso amigo Jose Gonçalves Pereira, orientador da Casa Transitória de São Paulo, fez a prece inicial e a nossa reunião continuou nos velhos moldes habituais. O Evangelho Segundo o Espiritismo nos ofereceu o item 5 do seu capítulo XVII. Os comentários dos irmãos presentes foram os mais confortadores e significativos para nós todos.

Por Francisco Cândido Xavier 

SERVINDO SEMPRE 

Na seara da verdade, todos somos chamados a semear. Semear amor e luz que transbordem nas colheitas de progresso e elevação.

Semeiam todos aqueles que se fazem guardiães da justiça e da cultura, da prosperidade e da influência, assegurando a proteção da vida comunitária. E semeiam todos aqueles outros que manejam o buril da palavra ou as letras do alfabeto, a energia do braço ou a força do coração, sulcando o campo da vida e adubando-lhe os recursos para que a plantação do Mundo Melhor se arroje do presente ao porvir, de geração a geração.

Onde o Senhor te colocou, nunca te esqueças de que a fidelidade aos teus próprios encargos é a limpidez de tua fé e a razão de tua própria vida. O servidor se qualifica no préstimo da ação que executa. Sai, pois, de ti mesmo, na prodigiosa repetição do dia-a-dia e atende à tarefa que te cumpre, sem que se turbe o teu ânimo, ante a ventania das opiniões contraditórias, e sem que o calor da esperança se esfrie no teu espírito, perante o inseto daninho ou o escalracho destruidor.

Age e segue.

Se a garoa da indiferença te procura imobilizar os movimentos, lembra-te do sol que não falta a ninguém, nos mecanismos da pontualidade, e, quando apareça o aguaceiro das provas, encharcando-te a moradia, reflete nas espigas que virão.

Nas bases da consciência tranquila, cede de ti mesmo o melhor que possas, como possas e tanto quanto possas no auxílio a todos. Em verdade, o tempo altera todas as construções exteriores da vida, mas conserva, intocável, com dividendos crescentes e incessantes, todo e qualquer investimento de amor. Mobiliza os talentos que o Senhor te confiou, faze os depósitos de compreensão e bondade, paz e bênção que te sejam possíveis, e caminha para diante, trabalhando e servindo sempre.
 
Sobretudo, nunca te creias incapaz, nem te afirmes inútil. Um dia, certo pequeno feixe de materiais considerados inferiores aceitou as disciplinas de exigente artesão que lhe cortou as arestas, imprimindo-lhe nova forma, e, desde então, o mundo conhece a tomada que, em se sujeitando aos preceitos da usina, se converte em mensageira de luz.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

ACOLHIMENTO DOUTRINÁRIO - F.E. CAMINHO DE LUZ


Dentre as várias significações que o dicionário Aurélio, reserva à palavra “acolhimento” destacamos: ato ou efeito de acolher; recepção; atenção; consideração; refúgio, agasalho, abrigo. 

Buscando ilustração para os sinônimos apresentados, nos deparamos com o Cristo desse Orbe, Jesus, nos ensinando através de exemplos: 

- Jesus acolhe João Batista e seu batismo de arrependimento para demonstrar o quanto é justo (Mc 1, 1-9; Mt 3, 1-15; Lc 3, 1-21 e Jo 1, 19-28); 

- recepciona Nicodemos, autoridade entre os judeus e lhe explica sobre a importância da renovação e do renascimento, revelando o quanto era Mestre (Jo 3, 1-12); 

- presta atenção aos gritos do cego moribundo que recobra a visão pela fé, demonstrando que as curas físicas e morais iniciam-se em nós (Mt 20, 29-34; Mc 10, 46-52 e Lc 18, 35-43); 

- considerou a fé ativa e confiante da mulher cananeia que rogava pela filha doente, depois curada, demonstrando que a fé independe dos formalismos humanos (Mt 15, 21-28 e Mc 7, 24-30); 

- deu refúgio à mulher que era perseguida sobre a acusação de adultério, demonstrando que não se deve atirar a primeira pedra (Jo 8, 1-11); 

- agasalha, aquecendo com amor, a mulher dita como pecadora e que lhe lava os pés com perfume e lágrimas, enxugando-os depois com os cabelos, demonstrando que há verdades que devem ser consideradas por trás das aparências (Mt 26, 6-13; Mc 14, 3-9; Lc 7, 36-50); 

- abriga carinhosamente os discípulos que se encaminhavam tristes para Emaús, demonstrando que às vezes é necessário reforçamos os ensinamentos (Lc 24, 13-35).

Queremos e podemos aprender com Jesus. O aprendizado com esse Mestre inigualável passa pelo exercício, pela aplicabilidade à vida cotidiana dos ensinamentos reflexionados. 

Por isso, Querida Companheira e Querido Companheiro de caminhada existencial, idealizamos o ACOLHIMENTO DOUTRINÁRIO com intuito de fornecer elementos introdutórios a respeito do Espiritismo, confiantes de que não basta apenas semear, mas é necessário trabalharmos os terrenos às vezes inférteis tão somente por não terem sido cuidados.

Acolhemos você como você é, recepcionamos você como se apresenta, daremos atenção aos seus anseios, consideraremos as suas limitações, ofereceremos um refúgio para as almas sedentas de transcendência, agasalharemos os seus temores e tremores aquecendo-os com a luz de uma verdade insofismável, e lhe daremos abrigo na Fraternidade Espírita Caminho de Luz, ofertando-lhe o valor que verdadeiramente possuímos: nosso tempo. 

Esperamos que à luz da Doutrina Espírita o Evangelho de Jesus lhe seja mais claro, consolador e esclarecedor.

Que seu tempo conosco seja produtivo também para você, pois para nós já tem sido!

Abaixo o cronograma dos estudos que serão apresentados: 


Para fazer download das apostilas a serem utilizadas durante o curso basta clicar A.Q.U.I. e A.Q.U.I.

POLÍTICA

"Vós, porém, não sereis assim, mas o maior entre vós seja como o mais novo, e o que comanda como o que serve" - Jesus (Lc 22,26)

O Evangelho apresenta, igualmente, a mais elevada fórmula de vida político-administrativa aos povos da Terra.

Quem afirma que semelhantes serviços não se compadecem com os labores do Mestre não penetrou ainda toda a verdade de suas Lições Divinas.

A magna questão é encontrar o elemento humano disposto à execução do sublime princípio.

Os ideais democráticos do mundo não derivam senão do próprio ensinamento do Salvador.

Poderá encontrar algum sociólogo do planeta, plataforma superior além da gloriosa síntese que reclama o governante as legítimas qualidades do servidor fiel?

As revoluções, que custaram tanto sangue, não foram senão uma ânsia de obtenção da fórmula sagrada na realidade política das nações.

Nem, por isso, entretanto, deixaram de ser movimentos criminosos e desleais, como infiéis e perversos têm sido os falsos políticos na atuação do governo comum.

O ensinamento de Jesus, nesse particular, ainda está acima da compreensão vulgar das criaturas.

Quase todos os homens se atiram à conquista dos postos de autoridade e evidência, mas geralmente se encontram excessivamente interessados com as suas próprias vantagens no imediatismo do mundo.

Ignoram que o Cristo aí conta com eles, não como quem governa tirânica ou arbitrariamente, mas como quem serve com alegria, não como quem administra a golpes de força, mas como quem obedece ao Esquema Divino, junto dos seres e coisas da vida. 

Jesus é o Supremo Governador da Terra e, ao mesmo tempo, o Supremo Servidor das criaturas humanas.

Francisco Cândido Xavier pelo espírito 
Emmanuel no livro "Alma e Luz"


terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A GRANDE LUTA

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”- Paulo.  (EFÉSIOS, CAPÍTULO 6, VERSÍCULO 12.)
Segundo nossas afirmativas reiteradas, a grande luta não reside no combate com o sangue e a carne, propriamente, mas sim com as nossas disposições espirituais inferiores.

Paulo de Tarso agiu divinamente inspirado, quando escreveu sua recomendação aos companheiros de Éfeso.

O silencioso e incessante conflito entre os discípulos sinceros e as forças da sombra está vinculado em nossa própria natureza, porqüanto nos acumpliciávamos abertamente com o mal, em passado não remoto.

Temos sido declarados participantes das ações delituosas nos lugares celestiais.

E, ainda hoje, entre os fluidos condensados da carne ou nas esferas que lhes são próximas, agimos no serviço de auto-restauração em pleno paraíso. 

A Terra é, igualmente, sublime degrau do Céu.

Quando alguém se reporta aos anjos caídos, os ouvintes humanos guardam logo a impressão de um palácio soberbo e misterioso, de onde se expulsam criaturas sábias e luminosas.

Não se verifica o mesmo, quando um homem culto se entrega ao assassínio, à frente de uma universidade ou de um templo?

Geralmente o observador terrestre relaciona o crime, não se detendo, porém, no exame do lugar sagrado e venerável em que se consumou.

A grande luta, a que o Apóstolo se refere, prossegue sem descanso.

As cidades e as edificações humanas são zonas celestiais. Nem elas e nem as células orgânicas que nos servem, constituem os poderosos inimigos, e, sim, as “hastes espirituais da maldade”, com as quais nos sintonizamos através dos pontos inferiores que conservamos desesperadamente conosco, vastas arregimentações de seres e pensamentos sombrios que obscurecem a visão humana, e que operam com sutileza, de modo a não perderem os ativos companheiros de ontem.

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel 
no livro "Pão Nosso".


Para ampliação de entendimentos sobre o assunto sugerimos que se leia Os demônios segundo o Espiritismo. e também Os demônios do demônio.


Para fazer o download da apresentação utilizada no Estudo de Obras de Emmanuel do Centro Espírita Casimiro Cunha basta clicar A.Q.U.I. 

Para escutar a narração do texto utilizar do player abaixo: