RETALHOS DE LUZES

Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O SÁBIO E O PÁSSARO

Conta-se que certa feita um jovem maldoso e inconsequente resolveu pregar uma peça em idoso e experiente mestre, famoso por sua sabedoria.

— Quero ver se esse velho é realmente sábio, como dizem — pensou — Vou esconder um passarinho em minhas mãos. Depois, em presença de seus discípulos, vou perguntar-lhe se está vivo ou morto. Se ele disser que está vivo, eu o esmagarei e o apresentarei morto. Se ele falar que está morto eu abrirei a mão e o pássaro voará.

Realmente, uma armadilha infalível, como só a maldade pode conceber.

Aos olhos de quem presenciasse o encontro, qualquer que fosse a sua resposta, o sábio estaria incorrendo em erro.

E lá se foi o jovem mal-intencionado com sua armadilha perfeita.

Diante do ancião acompanhado dos aprendizes, fez a pergunta fatal:

— Mestre, este passarinho que tenho preso em minhas mãos, está vivo ou morro?

O sábio olhou bem fundo em seus olhos, como se examinasse os recônditos de sua alma, e respondeu:

— Meu filho, o destino desse pássaro está em suas mãos.

* * *

Esta história pode ser sugestivo exemplo da maldade humana que não vacila em esmagar inocentes para conseguir seus objetivos.

Será, também, uma demonstração das excelências da sabedoria, a sobrepor-se aos ardis da desonestidade.

Mas é, sobretudo, uma ilustração perfeita sobre o destino humano, tão mal definido pelos religiosos em geral.

Consideram muitos que tudo acontece pela vontade de Deus, mesmo a doença, a miséria, a ignorância, o infortúnio...

Essa é a mais flagrante injustiça que cometemos contra o Criador, o pai de infinito amor e bondade revelado por Jesus.

A vida é dádiva divina, mas a qualidade de vida será sempre fruto das ações humanas.

Segundo os textos bíblicos, fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

Filhos de Deus, o que caracteriza nossa condição é o poder criador que exercitamos como recurso dessa alavanca poderosa que se chama vontade.

Exercitando a vontade temos o poder de moldar nosso destino e de influenciar sobre o destino daqueles que nos rodeiam.

Há os que não vacilam em esmagar a Vida para alcançar seus objetivos, envolvendo-se com a ambição e a usura, a agressividade e a violência, a mentira e a desonestidade, o vício e o crime.

E há os que libertam a Vida, estimulando-a a ganhar as alturas, mãos abertas para a solidariedade.

Entre essas duas minorias, que se situam nos extremos, temos a maioria que não é má, mas não assume compromisso com o Bem.

Por isso, o mal no Mundo está muito mais relacionado com a omissão silenciosa dos que se acreditam bons, mas não desenvolvem nenhum esforço para evitar que os maus façam barulho.

Isso está bem claro na questão 932, de “O Livro dos Espíritos”:

Por que, no Mundo, tão amiúde, a influência dos maus sobrepuja a dos bons?

Observe, leitor amigo, o alcance da resposta, uma das mais contundentes da Codificação:

Por fraqueza destes. Os maus são intrigantes e audaciosos, os bons são tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão.

Poderíamos acrescentar que a omissão dos bons favorece ainda que as pessoas se envolvam com o mal, por que ninguém as ajuda, nem ampara, nem orienta, nem as atende em suas carências e necessidades.

* * *

Algum progresso tem sido alcançado.

Fala-se muito, na atualidade, sobre cidadania.

Ser cidadão é estarmos conscientes de nossos direitos.

É lutarmos por eles, a partir dos elementares direitos à saúde, à educação, à habitação e, sobretudo, o inalienável direito à vida.

É um passo importante.

Podemos melhorar as condições de vida de uma sociedade, trabalhando pelos direitos humanos.

Mas há outro passo, bem mais importante:

É preciso assumir deveres, particularmente o dever fundamental de exercitar a solidariedade, vivenciando a lição maior de Jesus: prestar ao semelhante todo benefício que gostaríamos de receber dele se sofrêssemos suas carências.

* * *

A mão que liberta o homem da doença, da miséria, da ignorância, do infortúnio, para que a Vida ganhe as alturas, deve ser a filosofia de trabalho de todo Centro Espírita e, por extensão, de todos os espíritas.

A Doutrina Espírita deixa bem claro que não podemos nos omitir diante das misérias humanas.

É preciso fazer algo pelo semelhante.

O destino de nossa sociedade é o somatório de nossas ações.

Não se faz uma sociedade boa se, a par do exercício de cidadania, não houver o cultivo da solidariedade.

E aqueles que participam, que se dedicam a esse mister, logo fazem uma descoberta maravilhosa.

No empenho de ajudar o próximo, libertam-se das inquietações e angústias que afligem o homem comum, preso ao egoísmo.

Ajudando alguém a erguer-se de suas misérias, pairam acima das inquietações humanas.

Contribuindo para clarear sendas alheias, iluminam o próprio caminho...

E influenciando para o bem o destino de seus irmãos, percebem, deslumbrados, que encontraram sua gloriosa destinação.

Richard Simonetti na Revista Reformador - Março - 1998


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EMPREGO DA FORTUNA


Sendo o homem o depositário, o administrador dos bens que Deus lhe pôs nas mãos, contas severas lhe serão pedidas do emprego que lhes haja ele dado, em virtude do seu livre-arbítrio. 

O mau uso consiste em os aplicar exclusivamente na sua satisfação pessoal; bom é o uso, ao contrário, todas as vezes que deles resulta um bem qualquer para outrem. O merecimento de cada um está na proporção do sacrifício que se impõe a si mesmo. 

A beneficência é apenas um modo de empregar-se a riqueza; ela dá alívio à miséria presente; aplaca a fome, preserva do frio e proporciona abrigo ao que não o tem. Dever, porém, igualmente imperioso e meritório é o de prevenir a miséria. Tal, sobretudo, a missão das grandes fortunas, missão a ser cumprida mediante os trabalhos de todo gênero que com elas se podem executar. 

Nem, pelo fato de tirarem desses trabalhos legítimo proveito os que assim as empregam, deixaria de existir o bem resultante delas, porquanto o trabalho desenvolve a inteligência e exalça a dignidade do homem, facultando-lhe dizer, altivo, que ganha o pão que come, enquanto a esmola humilha e degrada. 

A riqueza concentrada em uma mão deve ser qual fonte de água viva que espalha a fecundidade e o bem-estar ao seu derredor. 

Ó vós, ricos, que a empregardes segundo as vistas do Senhor! O vosso coração será o primeiro a dessedentar-se nessa fonte benfazeja; já nesta existência fruireis os inefáveis gozos da alma, em vez dos gozos materiais do egoísta, que produzem no coração o vazio. 

Vossos nomes serão benditos na Terra e, quando a deixardes, o soberano Senhor vos dirá, como na parábola dos talentos: “Bom e fiel servo, entra na alegria do teu Senhor.” 

Nessa parábola, o servidor que enterrou o dinheiro que lhe fora confiado é a representação dos avarentos, em cujas mãos se conserva improdutiva a riqueza. 

Se, entretanto, Jesus fala principalmente das esmolas, é que naquele tempo e no país em que ele vivia não se conheciam os trabalhos que as artes e a indústria criaram depois e nas quais as riquezas podem ser aplicadas utilmente para o bem geral. 

A todos os que podem dar, pouco ou muito, direi, pois: dai esmola quando for preciso; mas, tanto quanto possível, convertei-a em salário, a fim de que aquele que a receba não se envergonhe dela. – Fénelon. (Argel, 1860.)

O Evangelho segundo o Espiritismo - Capítulo XVI - Não se pode servir a Deus e a mamon - Item 13


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BASES

"Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo." - (João, 13:8.)
É natural vejamos, antes de tudo, na resolução do Mestre, ao lavar os pés dos discípulos, uma demonstração sublime de humildade santificante.

Primeiramente, é justo examinarmos a interpretação intelectual, adiantando, porém, a análise mais profunda de seus atos divinos. É que, pela mensagem permanente do Evangelho, o Cristo continua lavando os pés de todos os seguidores sinceros de sua doutrina de amor e perdão.

O homem costuma viver desinteressado de todas as suas obrigações superiores, muitas vezes aplaudindo o crime e a inconsciência. Todavia, ao contacto de Jesus e de seus ensinamentos sublimes, sente que pisará sobre novas bases, enquanto que suas apreciações fundamentais da existência são muito diversas.

Alguém proporciona leveza aos seus pés espirituais para que marche de modo diferente nas sendas evolutivas.

Tudo se renova e a criatura compreende que não fora essa intervenção maravilhosa e não poderia participar do banquete da vida real.

Então, como o apóstolo de Cafarnaum, experimenta novas responsabilidades no caminho e, desejando corresponder à expectativa divina, roga a Jesus lhe lave, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça.

Francisco Cândido Xavier pelo espírito Emmanuel 
no livro "Caminho Verdade e Vida".
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A VIDA E NÓS





Criando as criaturas para a glória da vida, na condição de espíritos eternos, destinados a lhe herdarem as qualidades divinas, o Criador criou:

Um reino: o Universo.


Uma organização comunitária: os mundos da vastidão cósmica.

Um lar: a Natureza.

Uma família: a Humanidade universal.

Um ambiente: a paz.

Um envoltório: a matéria.

Um sistema de controle: a afinidade com a gravitação.

Uma religião: o amor.

Uma lei: a justiça.

Um tribunal: a consciência.

Uma doutrina de compensação: a cada um por suas obras.

Uma riqueza igual para todos: o tempo.

Uma força: o bem.

Um princípio: a liberdade.

Um direito: o apoio ao dever cumprido.

Uma regra para o dever: a disciplina.

Um regime para as criaturas: o equilíbrio.

Uma ordem: o progresso.

Uma tabela de responsabilidade: o conhecimento em vários graus.

Um metro: a lógica.

Um código de trânsito espiritual: a fraternidade com o respeito mútuo.

Uma escola: a reencarnação.

Um processo de aprendizagem: a experiência.

Uma instituição crediária: o serviço ao próximo.

Um instrumento para cada criatura: o trabalho.

Uma oficina: o burilamento.

Um objetivo: a perfeição.

À face de semelhantes realidades todos os atritos, conflitos, provações, aflições, dificuldades e embaraços são criações nossas na Criação de Deus e que, tão-só na escola das vidas sucessivas com criteriosa aplicação dos tesouros do tempo, conseguiremos nós extinguir.


Francisco Cândido Xavier pelo espírito Emmanuel 
no livro "Passos da Vida"


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terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

A POSSE DO REINO

“Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, e dizendo que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.” 
— (ATOS, CAPÍTULO 14, VERSÍCULO 22.)
O Evangelho a ninguém engana, em seus ensinamentos.

É vulgar a preocupação dos crentes tentando subornar as forças divinas. Não será, no entanto, ao preço de muitas missas, muitos hinos ou muitas sessões psíquicas que o homem efetuará a sublime aquisição de espiritualidade excelsa.

Naturalmente, toda prática edificante deve ser aproveitada por elemento de auxilio, no entanto, compete a cada individualidade humana o esforço iluminativo.

A Boa Nova não distribui indulgências a preço do mundo e a criatura encontra inúmeros caminhos para a ascensão.

Templos e instrutores se multiplicam e cada qual oferece parcelas de socorro ou assistência, no serviço de orientação; contudo, a entrada e posse na herança eterna se verificará através de justos testemunhos.

Isto não é acidental. É medida lógica e necessária.

Não se improvisam estátuas raras, sem golpes de escopro, como não se colhe trigo sem campo lavrado.

Não poucos aprendizes costumam interpretar certas advertências do Evangelho por excesso de exortação ao sofrimento, no entanto, o que lhes parece obsessão pela dor é imperativo de educação da alma para a vida imperecível.

Homem algum encontrará o estuário infinito das energias divinas, sem o concurso das tribulações da Terra.

Personalidade sem luta, na Crosta Planetária, é alma estreita. Somente o trabalho e o sacrifício, a dificuldade e o obstáculo, como elementos de progresso e auto-superação, podem dar ao homem a verdadeira notícia de sua grandeza.

Francisco Cândido Xavier pelo espírito de Emmanuel no livro "Pão Nosso".



Para baixar a apresentação utilizada na apresentação do estudo a partir desse texto clique A.Q.U.I. 

Para escutar a narração do texto favor utilizar o player abaixo: 


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domingo, 12 de fevereiro de 2017

FORMAS DO PENSAMENTO

“Já é demonstrado pela observação dos fatos que o Pensamento e a Vontade constituem forças plasticizantes e organizadoras” - Ernesto Bozzano.


São chamadas Formas-pensamento ou Ideoplastia (confecção de formas a partir de ideias), a maneira como o pensamento da pessoalidade encarnada ou desencarnada atua no fluido cósmico universal [1], construindo formas especificas à cada pensamento, sendo perceptíveis pelos espíritos, por médiuns videntes e, quando esse fluido mais materializado, podendo até impressionar chapas fotográficas.

Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita, chamava estas formas de Criações Fluídicas do Pensamento. É através destas formas, que os espíritos apareciam aos médiuns videntes com roupas, sapatos, cigarros e apetrechos em geral, formados pela vontade consciente ou inconsciente deles de se aparecer assim a alguém. 

Na obra O Livro Dos Médiuns, de 1864, no capitulo O laboratório do Mundo Invisível, Allan Kardec discorre sobre esta formação de objeto e coisas, que o pensamento e a vontade dos espíritos podem fazer. Já na sua obra A Gênesis, onde ele faz um grande resumo dos postulados espíritas, ele relembra: “Os Espíritos atuam sobre os fluidos espirituais, não manipulando-os como os homens manipulam os gases, mas empregando o pensamento e a vontade. Para os Espíritos, o pensamento e a vontade são o que é a mão para o homem. Pelo pensamento, eles imprimem àqueles fluidos tal ou qual direção, os aglomeram, combinam ou dispersam, organizam com eles conjuntos que apresentam uma aparência, uma forma, uma coloração determinadas; mudam-lhes as propriedades, como um químico muda a dos gases ou de outros corpos, combinando-os segundo certas leis. É a grande oficina ou laboratório da vida espiritual.” KARDEC, pag 250.

Como se vê, essas formas de pensamentos, além de apresentarem morfologia específica a cada tipo de pensamento, possuem qualidades benéficas ou maléficas. E estas qualidades estão de acordo com o sentimento com que elas são emanadas. Annie Beasent e C.W. Leadbeater (1988), sensitivos do movimento teosófico [2], estudaram a fundo cada tipo de forma pensamento que eles e outros sensitivos conseguiram enxergar, de acordo com o sentimento com que elas eram criadas. Por exemplo, sentimentos de raiva, formavam sobre a cabeça do pensador, formas de raiadas, de flechas, pensamentos de inveja formavam formas de garras, etc. E essas formas fluídicas, segundo estes estudiosos, eram formadas a partir do corpo mental [3] do pensador, movimentando em direção à pessoa pensada ou a algum objeto desejado. No caso de pessoas, essas imagens fixam-se na aura do encarnado ou desencarnado pensado, imprimindo-lhes mal estar de diversas matizes, tanto no corpo espiritual, ou somatizando no corpo físico, podendo até gerar doenças. No caso de objetos desejados, estas formas pensamentos, juntamente com seu conteúdo energético, podem “impregnar-se” no material. Existem sensitivos que conseguem sentir, por esse motivo, as energias de cada objeto. Esse processo chama-se Psicometria [4]. É por isso que objetos muito antigos, que foram desejados por muitas gerações, podem imprimir em seu novo dono, se tiver sensibilidade suficiente, vários sentimentos, como tristeza, raiva, rancor, etc. Esse fato, é claro para o movimento espírita, cujo ensinamento quanto a esse processo podemos encontrar mais em detalhes nas obras de Chico Xavier, pelo espirito Andre Luiz, Nos Domínios da Mediunidade (capitulo 26) e em Mecanismos da Mediunidade (capitulo 20). 

Annie Beasent e C.W. Leadbeater, definem essas criações fluídicas, em sua obra Formas de Pensamento: “Todo pensamento dá origem a uma série de vibrações que no mesmo momento atuam na matéria do corpo mental. Uma esplêndida gama de cores o acompanha, comparável às reverberações do sol nas borbulhas formadas por uma queda de água, porém com uma intensidade mil vezes maior. Sob este impulso, o corpo mental projeta para o exterior uma porção vibrante de si mesmo, que toma uma forma determinada[...] Desta maneira, temos uma forma de pensamento pura e simples, uma entidade vivente, de uma atividade intensa, criada pela idéia que lhe deu nascimento. Se esta forma é constituída pela matéria mais sutil, será tão poderosa quanto enérgica, e poderá, sob a direção de uma vontade tranquila e firme, desempenhar um papel de alta transcendência". A.BEASANT, pag 22 e 23

Vemos que esta definição é semelhante, embora mais elaborada, da de Kardec. Em desempenhar um papel de “alta transcendência”, os autores da obra querem dizer que, produzindo pensamento de amor e de paz, e dirigi-los a uma determinada pessoa, por exemplo, esta poderá se beneficiar de seu conteúdo energético benéfico, como que magnetizando esta pessoa. Esse processo não seria como um passe espírita, uma doação de fluidos benéficos, mas sim uma transmissão de imagem que refletiria positivamente na construção mental da pessoa. Na verdade é um processo similar, pois cada forma de pensamento faz com que a pessoa receptora use suas próprias energias de forma benéfica ou maléfica, cujos pensamentos e sentimentos deram sua origem. Da mesma forma, pensamentos negativos, de ira ou inveja, por exemplo, podem imprimir na pessoa desejada mal estares, dores no corpo físico, etc. É uma espécie de obsessão telepática entre indivíduos, sejam eles encarnados ou desencarnados.

Como foi dito, muitos sensitivos conseguem ver essas formas pensamentos, tanto serem formadas, geralmente acima da cabeça do pensador, quanto nas pessoas que receberam, em suas auras, essas formas pensamentos. O famoso médium James Van Praagh, eu seu livro Espíritos Entre Nós, cita um caso interessante de como é percebida por ele essas criações fluídicas do pensamento. Refere ele a um diretor de cinema em Hollywood, que era “mal querido” pelos seus subordinados, e, por isso, se apresentava nele varias formas de pensamento negativos em sua aura, oriundo das pessoas que não gostavam dele: "Sombras escuras e sujas e formas que pareciam cobras se projetavam do topo de sua cabeça. Em suas costas, as formas pareciam facas ou espadas, como se ele fosse um porco-espinho. O que pensei instintivamente foi que as espadas talvez fossem formas de pensamento negativo lançadas por pessoas a quem ele prejudicara. Afastei-me e fui me refugiar em meu escritório, onde anotei o que havia testemunhado. Era óbvio que esse produtor não tinha idéia das formas de pensamento negativo que carregava nas costas. Essas energias provavelmente ainda levariam muitos anos para surtir efeito em seu corpo, mas quem pode ter certeza? Quanto mais ele se envolvesse com o mal e quanto mais desrespeito insensibilidade demonstrasse para com os outros, mais poder esses encostos provavelmente acumulariam, deixando-o exposto a algo muito pior, que é a possessão” Praagh pag.108.

Portanto, é pacifico tanto no Kardecismo, quanto no movimento espírita e no movimento espiritualista Teosófico, a realidade, a ação e os efeitos das Formas do Pensamento. A cada dia, no meio espírita, podemos conhecer sensitivos que são capazes de percebê-los.

FORMAS DO PENSAMENTO E A MEDIUNIDADE

As ideoplastias, por representarem o próprio pensamento emitido, com seu conteúdo intelectual e energético, está diretamente envolvido nos fenômenos mediúnicos. É sabido, ademais, que os espíritos quando se querem comunicar melhor, num médium que não possui uma afinidade fluídica suficientemente grande para se ligar ao perispírito da entidade comunicante, este se serve de formas-pensamentos para expressar suas ideias. O médium, assim, captando a forma mental, tem o papel de interpretá-la, e essa interpretação, às vezes, pode conter vários erros, dependendo do conteúdo intelectual do médium na compreensão. Por isso, nas comunicações espirituais, sejam através da psicografia ou psicofonia, o grau de animismo [5] deve ser considerado.

As comunicações espirituais, em centros espíritas, em sessões de desobsessão, apresentam outro tipo comum de interferência nas comunicações: os pensamentos das outras pessoas ligadas ao círculo da reunião. Nessas reuniões mediúnicas se tem o médium, que dará a comunicação direta com o espirito, o dialogador e os médiuns de sustentação, que ajudam, com sua mentalização, na harmonização do ambiente. Nesses casos, há um circuito mediúnico, ou seja, todas as pessoas presentes estão de alguma forma ligadas mentalmente uma as outras. Dessa forma, pode ocorrer que o pensamento em desequilíbrio de um dos assistentes interfiram negativamente numa determinada comunicação mediúnica que venha a ocorrer. Por exemplo, no livro
Pensamento e Vontade, Ernesto Bozzano cita um caso de uma forma mental (ideoplastia) que interferiu numa determinada reunião mediúnica: “Notável incidente veio misturar-se às manifestações, quando um dos assistentes, dotado de clarividência - o Sr.Aron Wilkinson -, exclamou de repente: um papagaio pousa-me no ombro e agita as asas... Agora, voou sobre a Sra. Everitt... (A Sra. Everitt estava assentada do outro lado da mesa) . Ela declara, por sua vez, estar sentindo o contacto da ave. Wilkinson continua: Agora o papagaio canta o hino real da Inglaterra. Agita novamente as asas, sobe, ei-lo que se foi. Episódio incompreensível para todos, menos para a Sra. Everitt, que logo o explicou, contando que havia meses se incumbia de guardar um papagaio, que muito se lhe afeiçoara. Ainda na véspera recebera de casa uma carta, na qual lhe informavam que o bicho aprendia rapidamente a cantar o hino real. Todos os presentes ignoravam o fato […]” Bozzano, pag 20.


Ernesto Bozzano completa: “Não há dúvida de que o episódio em apreço se explica por um fenômeno de objetivação do pensamento subconsciente da Sra. Everitt”. Ainda explica o autor que esta forma pensamento estava tão materializada no subconsciente da senhora em apresso que a ideoplastia fazia movimentos, estimulado e controlado por uma vontade subconsciente. Este é apenas um dos exemplos de como o pensamento, que tem poder plástico, pode interferir negativamente, ou ate positivamente, nas sessões mediúnicas comuns.

Outro fenômeno interessante ocorre também com muita frequência: é a visão de fantasmas, nas chamadas casas mal-assombradas ou locais assombrados. Nos documentos da metapsíquica e parapsicologia existem muitos casos de pessoas, em diferentes épocas, verem neste locais a mesma forma fantasmagórica, com os mesmos caracteres e apetrechos, tais como roupas, sapatos, etc. Geralmente, essas aparições estão associadas a histórias de dramas que ocorreram nestes lugares e que, as pessoas que as viveram, com seu conteúdo emocional, “plasmaram” essas imagens, desafiando o espaço e o tempo. Na verdade, muitas dessas aparições são de fato, formas-pensamentos que insistem em permanecer por tempos variáveis em certos locais.

Muitos médiuns videntes, inclusive, tem certas dificuldades em diferenciar essas aparições de ideoplastias das aparições de espíritos propriamente dito. Alguns sensitivos dizem que uma das formas de distinguir uma das outras, é justamente perceber se a forma possui movimento inteligente e/ou dão mesmo alguma comunicação! Portanto, a forma-pensamento ou ideoplastias, demonstra como o ato de pensar age no fluido cósmico universal, expressando-se em formas e energias especificas à cada sentimento, em cujo pensamento deu origem. E a vontade, seja ela consciente ou inconsciente, imprime-lhe direção à pessoa ou objeto pensado, alterando-lhes as propriedades fluídicas, podendo assim, ajudar na construção do bem comum, ou emaranhando-se em vibrações menos nobres, podendo aprisionar seu emissor, nas teias da obsessão!

Por Felipe Fagundes na Revista Ciência Espírita, edição 9, setembro de 2016. Conheça o site da Revista Ciência Espírita e faça os downloads das publicações. Clicar A.Q.U.I.



NOTAS

1. O fluido cósmico universal é a matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da natureza. Como princípio elementar do universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade (fluidos mais sutis, formando os planos espirituais e corpos espirituais menos densos), e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele (fluidos mais materializados, formando os planos espirituais mais densos e seus corpos sutis igualmente mais densos e a matéria física tangível que conhecemos em nosso globo, com nossos corpos materiais).Em outras palavras, todas as formas de matéria, sejam astrais ou materiais são oriundas desse fluído primitivo, também chamado de Hálito Divino, por Allan Kardec.

2. A Sociedade Teosófica ou Teosofia foi fundada por Helena Petrovna Blavatsky e pelo coronel Henry Steel Olcott, primeiro a presidir esta instituição, em Nova York, no dia 17 de novembro de 1875. Ela condensa elementos filosóficos, religiosos e científicos, inerentes às diversas religiões e culturas, desde o nascimento da Humanidade. Segundo Blavatsky, estas crenças estão presentes de uma forma ou de outra nas mais variadas civilizações ao longo do tempo.Portanto, a Teosofia seria uma nova forma de se exprimir os conceitos transcendentais do homem, não numa religião ou numa profissão de fé, mas num estudo das habilidades mentais e transcendentais do homem.

3. Corpo Mental, Segundo o movimento espiritualista, seria um envoltório energético de matéria mais sutil que o perispírito. Seria o corpo ou envoltório fluídico da Mente. Segundo alguns espiritualistas, pessoas que desempenham um atividade mais intelectual possuem este corpo mais desenvolvido.

4. Psicometria é a Medida feita através da mente. Refere-se ao processo parapsíquico com que médiuns especiais, chamamos médiuns psicômetras, conseguem sentir as energias dos objetos materiais, muitas vezes identificando a historiografia em que o material passou.

5. Animismo é a interferência intelectual do médium nas comunicações espirituais, fazendo com que a informação que o espirito quer passar, por meio de sua mediunidade, seja mais ou menos distorcida.

BIBLIOGRAFIA

BEASANT, A. & LEADBEATER, C.W. As Formas Do Pensamento. Editora Pensamento.

BOZZANO, Ernesto. Pensamento e Vontade. Disponível A.Q.U.I.!

KARDEC, Allan A Genese. FEB. Disponível A.Q.U.I.

PRAAGH, James Van. Espíritos Entre Nós. Editora Sextante, 2009.
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FACULDADES MEDIÚNICAS

“Há diversidade de dons espirituais, mas a Espiritualidade é a mesma. Há diversidade de ministérios, mas é o mesmo Senhor que a todos administra. Há diversidade de operações para o bem; todavia, é a mesma Lei de Deus que tudo opera em todos. A manifestação espiritual, porém, é distribuída a cada um para o que for útil. Assim é que a um, pelo espírito, é dada a palavra da sabedoria divina e, a outro, pelo mesmo espírito, a palavra da ciência humana. A outro é confiado o serviço da fé e a outro o dom de curar. A outro é concedida a produção de fenômenos, a outro a profecia, a outro a faculdade de discernir os Espíritos, a outro a variedade das línguas e ainda a outro a interpretação dessas mesmas línguas. No entanto, o mesmo poder espiritual realiza todas essas coisas, repartindo os seus recursos particularmente a cada um, como julgue necessário.”


Quem analise despreocupadamente o texto acima, decerto julgará estar lendo moderno autor espírita, definindo o problema da mediunidade; contudo, as afirmações que transcrevemos saíram do punho do apóstolo Paulo, há dezenove séculos, e constam no capitulo doze de sua primeira carta aos coríntios.

Como é fácil de ver, a consonância entre o Espiritismo e o Cristianismo ressalta, perfeita, em cada estudo correto que se efetue, compreendendo-se na mensagem de Allan Kardec a chave de elucidações mais amplas dos ensinos de Jesus e dos seus continuadores. 

Cada médium é mobilizado na obra do bem, conforme as possibilidades de que dispõe.

Esse orienta, outro esclarece; esse fala, outro escreve; esse ora, outro alivia.

Em mediunidade, portanto, não te dês à preocupação de admirar ou provocar admiração. 

Procuremos, acima de tudo, em favor de nós mesmos, o privilégio de aprender e o lugar de servir.

Francisco Cândido Xavier pelo espírito Emmanuel, no livro "Seara dos Médiuns", comentando a questão 159 de "O Livro dos Médiuns".


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  • Acolhimento doutrinário - F.E. CAMINHO DE LUZ (1)
  • Allan Kardec (68)
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