Uma leitura rápida e sem reflexão da assertiva abaixo pode nos destinar a um entendimento superficial sobre o assunto, (que acreditamos ser mais profundo), que ela encerra.
Partindo do pressuposto que vivemos em sociedade e somos cercados por pessoas, e que essas pessoas sentem, pensam e agem de maneira às vezes diferente da nossa maneira de sentir, pensar e agir, podemos afirmar que afetamos e somos afetados por aqueles com quem convivemos, seja essa convivência, um breve instante, ou toda uma trajetória encarnatória.
De imediato a frase nos leva a pensar que afetados de maneira com a qual não concordamos por algumas pessoas, ficou em nós o aprendizado de sermos diferentes dela, até porque assim, demonstramos que aprendemos, pelo menos a não ser como ela, e nisso há uma posição de ressentimento, mágoa, arrogância e mesmo até de soberba.
Pensando e ampliando o entendimento, podemos extrair que se formos observadores e humildes, podemos extrair da vivência que testemunhamos no outro, sentimentos, pensamentos e ações que não gostaríamos de reproduzir em nós, e em sendo assim, aprendemos também com aquelas que sendo o que são, nos mostram como não ser como elas se quisermos evitar as consequências que elas experimentam.
Uma pessoa indócil, pessimista, do tipo que reclama de tudo nos ensina, ao observamos sua vida e identificarmos o que não gostaríamos em nós e que nela sobressai nos ensina a rumarmos por caminhos diferentes, e é isso que entendi quando vi a frase.
Aprendo com exemplos que deram certo e aprendo também com exemplos que não deram tão certo assim, pois a vida é um processo onde a transmissão do que se sabe é feita individual e coletivamente.
À Luz do Espiritismo, entendendo que somos Espíritos Imortais, em processo de evolução progressiva, que tem na reeencarnação a ferramenta para o auxílio educacional necessário a cada um de nós, a pessoa que nos atravessa o caminho e que muitas vezes nos faz querer ser diferente dela é justamente aquela que pode nos apresentar uma maneira diferente de pensarmos a vida, não somente a partir de nós, mas principalmente, a partir dos valores coletivos, o que diminuirá em nós a angústia das escolhas, que inexoravelmente, por definição da liberdade que expressamos, temos que conviver.
Luz & Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Brilhe a Vossa Luz!!!