Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

quinta-feira, 6 de março de 2014

A VIRTUDE DA PERSEVERANÇA

Perseverança é a qualidade que mantém o homem em pé, enfrentando o vento. É a virtude que pode transformar a provação mais severa em glória, porque, além da dor, vê o alvo. 

Perseverança teve Beethoven. Iniciando sua surdez, aos vinte e seis anos de idade, não deixou de compor. Suas mais belas sinfonias foram criadas após sua total surdez, inclusive a Nona Sinfonia.

Ele não conseguia ouvir os aplausos do público, nem o que lhe falavam as pessoas ou os críticos, mas a música dentro dele brotava como as águas abundantes de um generoso rio.

Na atualidade, ainda no mundo da música, outro grande exemplo se destaca.

Ele principiou seus estudos de piano aos oito anos, aos treze iniciou sua carreira no Brasil e aos dezoito, no Exterior.

Seus concertos, no Carnegie Hall, após a sua estreia aos vinte e um anos, em apresentação patrocinada por Eleanor Roosevelt, sempre tiveram lotação esgotada.

Seu martírio começou em 1966, quando machucou um nervo, na altura do cotovelo direito, ao cair sobre uma pedra em Nova York, num jogo de futebol.

Anos depois, na Bulgária, sofreu um assalto e foi golpeado na cabeça com uma barra de ferro.

Em seguida, descobriu um tumor na mão esquerda e uma doença neurológica que o impedia de estender os dedos superiores.

As dores intensas colocaram um ponto final em sua carreira de pianista em 2002.

Mas a música é sua vida e ele retornou aos palcos, como maestro. Apresentou-se com sucesso em Londres, Paris e Bruxelas, como regente convidado, imprimindo em suas interpretações a mesma dinâmica de quando era pianista.

Precisou esforçar-se para se adaptar. Como não conseguia virar as páginas de uma partitura, teve de reger tudo de cor.

Também não conseguia segurar a batuta.

Sete meses depois de começar a reger, foi a Londres conduzir a famosa English Chambert Orchestra.

Logo no primeiro ensaio, errou um movimento e notou alguns sorrisos.

Ficou nervoso. Pediu licença e, diante do espelho, disse para si mesmo: João, tenha a certeza de que você vai transmitir sua mensagem fora do piano. Volte lá e se imponha.

Foram três dias de trabalho, gravando os concertos de Brandemburgo, de Bach. No último dia, o oboísta se levantou e falou:

Maestro, daqui por diante, sempre que estivermos sem regente, vamos interpretar Bach à sua moda.

E toda a orquestra aplaudiu.

Contudo, retornar ao piano era seu sonho. Por isso, aos setenta e dois anos, aceitou se submeter a uma cirurgia para implante de eletrodos no cérebro.

Conectados a estimuladores elétricos, eles ajudaram João Carlos Martins a recuperar os movimentos do lado esquerdo.

E ele tem estudado piano como se fosse um menino que começou a tocar há pouco tempo. Passa de cinco a nove horas por dia dedilhando as escalas mais elementares com a mão esquerda.

Ele não conseguia tocar com todos os dedos dessa mão há quase dez anos. Em verdade, não conseguia abri-la.

Emocionado, em entrevista recente, quando lhe perguntaram o que sentiu ao reestrear, como pianista, ele se permitiu inundar de lágrimas os olhos, olhar para as próprias mãos e dizer o quanto era agradecido a Deus por voltar a acariciar o piano, a extrair dele os sons sublimes e poder prosseguir a tocar até o final dos seus dias.

Perseverança! Quanto conquistaremos se te abraçarmos.

(mensagem recebida por e-mail do amigo Karlinhos)

GESTAÇÃO - SUBLIME INTERCÂMBIO

Este livro encontra-se em 7ª edição, ampliada e atualizada. É publicada pela Intelítera Editora e custa aproximadamente R$ 25,00 reais. O autor é médico homeopata, estudioso da Doutrina Espírita e pesquisador de outras áreas do conhecimento. Abaixo destacamos a mensagem final do mesmo em derradeiro capítulo, buscando com isso aguçar a curiosidade dos leitores. Vale e muito a leitura. Encontrar-se-ão no mesmo capítulos esclarecedores que auxiliarão e muito as que estão grávidas, as que desejam engravidar um dia, as que tem medo, e as que não conseguem...




NO ALVORECER DO TERCEIRO MILÊNIO, a Humanidade já não se satisfaz com preceitos rígidos e dogmáticos típicos das religiões dominantes. O homem é um ser que indaga e quer saber afinal quem é, de onde vem e para onde vai. A dissociação existente entre ciência e religião, verdadeiro abismo aparentemente intransponível, leva os indivíduos a terem uma visão fragmentária da vida. 

Os conselhos religiosos, tão úteis em épocas remotas, vão sendo substituídos pelos dos psicólogos, médicos, sexólogos, etc., os quais também são impotentes para responder a todas as ansiedades íntimas do indivíduo e da sociedade. O que lhes falta? Sem dúvida, a cosmovisão espiritista, alicerçada no conhecimento das vidas sucessivas onde residem as causas mais profundas de nossos problemas atuais. Isto nos propicia uma ampla lente, por meio da qual poderemos enxergar melhor a problemática da vida. 
A postura passiva, de se receber pacotes religiosos prontos, já não cabe mais no século XXI, que também se encontra em gestação, pronto para eclodir cheio de promessas renovadoras. 
O bebê que hoje pulsa seu coração no interior da mamãe não pode mais ser visto como um simples aglomerado de células e moléculas, nem tampouco como uma alma recém-criada e sem passado. Também não é um estranho no ninho. Há toda uma dinâmica envolvendo a escolha dos pais antes do renascimento. 
Procuramos demonstrar, por meio deste trabalho, que o intercâmbio energético verificado em nível materno-fetal determina profundos reflexos na textura psíquica de ambos, e, especialmente, sobre aquele que renasce.
Sejam nossas derradeiras palavras utilizadas para recordar que as ondas mentais que se expressam por irradiações de alta frequência, cores suaves e brilhantes, condicionadoras de modelos psicológicos saudáveis às crianças, são as ondas do amor.  

terça-feira, 4 de março de 2014

VALEI-VOS DA LUZ

"Andai enquanto tendes a luz, para que
as trevas não vos apanhem. - Jesus
(João, 12:35)
O homem de meditação encontrará pensamentos divinos, analisando o passado e o futuro. Ver-se-á colocado entre duas eternidades - a dos dias que se foram e a que lhe acena do porvir. 

Examinando os tesouros do presente, descobrirá suas oportunidades preciosas. 

No futuro, antevê a bendita luz da imortalidade, enquanto no pretérito se localizam as trevas da ignorância, dos erros praticados, das experiências malvividas. Esmagadora maioria de personalidades humanas não possui outra paisagem, com respeito ao passado próximo ou remoto, senão essa, constituída de ruína e desencanto, compelindo-as a revalorizar os recursos em mão. 

A vida humana, pois, apesar de transitória, é a chama que vos coloca em contato com o serviço de que necessitais para a ascensão justa. Nesse abençoado ensejo, é possível resgatar, corrigir, aprender, ganhar, conquistar, reunir, reconciliar e enriquecer-se no Senhor. 

Refleti na observação do Mestre e aprender-lhe-eis o luminoso sentido. Andai enquanto tendes a luz, disse Ele. 

Aproveitai a dádiva de tempo recebida, no trabalho edificante. 

Afastai-vos da condição inferior, adquirindo mais alto entendimento. 

Sem os característicos de melhoria e aprimoramento no ato da marcha, sereis dominados pelas trevas, isto é, anulareis vossa oportunidade santa, tornando aos impulsos menos dignos e regressando, em seguida à morte do corpo, ao mesmo sítio de sombras de onde emergistes para vencer novos degraus na sublime montanha da vida. 

(Emmanuel - espírito - através de Francisco Cândido Xavier, no livro: Pão Nosso, lição 6, páginas 25 e 26)

segunda-feira, 3 de março de 2014

O SER CONSCIENTE

Fragmentos do livro: O Ser Consciente, de Joanna de Ângelis, através de Divaldo Pereira Franco. Um obra belíssima que compõe a série psicológica desse espírito que muito nos auxilia na compreensão da importância de buscarmos nosso Self.


"As realizações externas podem acalmar as ansiedades do coração, momentaneamente, não, porém, erradicá-las, razão por que o triunfo externo não apazigua interiormente."

"O ser consciente é austero, mas sem carranca; é jovial, porém sem vulgaridade; é complacente, no entanto sem conivência; é bondoso, todavia sem anuência com o erro. Ajuda e promove aquele que lhe recebe o socorro, seguindo adiante sem cobrar retribuição."

"A afetividade é o campo central para a batalha entre as diversas paixões de posse e renúncia, de domínio e abnegação, ensejando a predominância da doação plena. No amadurecimento afetivo, o ser esplende e supera-se."

"Nos alicerces do inconsciente se encontram todas essas bênçãos que, lentamente, assomam à consciência e se tornam patrimônio da lucidez, fazendo o ser compreender que nem tudo quanto pode fazer, deve-o; da mesma forma que nem tudo quanto deve, pode; conseguindo a sabedoria de fazer somente o que deve e pode como membro consciente que age de acordo com a harmonia cósmica."

"Nas faixas da evolução mais densa, em que estagia a grande mole humana, o sofrimento campeia, por ser uma forma de malho e de bigorna que trabalham o indivíduo, nele insculpindo o anjo e arrancando-lhe o demônio do primitivismo aí predominante."

"Não consideramos sucesso apenas o triunfo econômico, social, político, religioso, artístico, quase sempre responsável por expressões de profundo desequilíbrio no comportamento, gerador de estados neuróticos e de perturbações lastimáveis, que se agravam com as queixas. Referimo-nos a sucesso, quando o indivíduo, em qualquer circunstância, mantêm a administração dos seus problemas com serenidade, conserva-se em harmonia no êxito social ou na dificuldade sem nenhuma perturbação ou desagregação da personalidade através dos bem aceitos recursos de evasão da responsabilidade."

"Os problemas humanos ou desafios existenciais fazem parte do organograma da evolução."

"O problema humano, portanto, maior e mais urgente para ser equacionado, é a própria criatura."

"Quando se repartem informações no inter-relacionamento pessoal, compartem-se emoções."

"Toda a vida de Jesus é um processo que facilita o crescimento e a dignidade do ser humano. Seus conceitos, refertos de atualidade, prosseguem sendo uma linguagem dinâmica, desobsessiva, sem compulsão, abrindo elencos de alegria e facultando o desenvolvimento daqueles que o recebem."

"Quando se vive de forma diversa à que se exterioriza, isto é, quando se fala e aparenta algo que se não faz, há uma tendência a contrair algum tipo de enfermidade, porque a saúde não suporta essa duplicidade, que é geradora de infortúnio. Há um inter-relacionamento entre mente e corpo mais sério do que parece. Desse modo, o auto-amor estimula à veracidade dos atos e das palavras, sustentando a saúde ou corrigindo a doença."

"A conquista do self com todos os seus atributos e possibilidades constitui a meta primordial da existência terrena, em cuja busca devemos investir todo o potencial humano, emocional, moral, intelectual."

"A reencarnação tem como objetivo a autoconquista que propicia a realização intelecto-moral recomendada por Allan Kardec como indispensável à sabedoria, que sintetiza a aquisição do conhecimento com amor."

"Conforme o eu profundo considere a morte, povoando-a de incertezas, gênios do mal, regiões punitivas ou aniquilamento, dessa forma a enfrentará. O oposto igualmente se dá. Vestindo a morte de esperança de reencontros felizes, de aspirações enobrecidas, de agradável despertar, ocorrerá o milagre da vida."




"O silêncio interior é feito de paz e completude, quando o ser compreende o significado da  sua vida e a gravidade da sua conduta em relação aos demais membros que formam o Cosmo."

"De forma penosa, não raro, a libertação dos conteúdos negativos - paixões dissolventes, apegos ilusões, sentimentos inferiores - faculta os anseios pelas conquistas de outros níveis, nos quais o bem-estar e a paz formam os novos hábitos, a nova natureza do ser."

"(...) a felicidade não se radica na satisfação de qualquer desejo do ego, porquanto, após satisfazê-lo, manifesta-se outro com veemência, gerando ansiedade e desconforto. Surge, então, a compreensão transpessoal da existência, e o desejo egoico cede lugar à aspiração espiritual, a uma busca mais profunda, desidentificada com os condicionamentos passados, com pessoas e coisas."

"Certamente não se deve viver para a ociosidade dourada, tampouco, exclusivamente, para a atividade estressante. Há todo um rico arsenal desportivo, um infinito painel de belezas naturais convidativas, um sem número de estesias mediante a leitura, a arte, a conversação, um abençoado campo de idealismo através da prece, da meditação, do controle da mente que se constituem tônicos revigorantes para as ações geradoras da felicidade e dos quais todos podem e devem dispor quanto aprouver. Esses interregnos nas atividades, enriquecidos de prazeres mais amplos, são estímulos para a criatividade, a libertação de cargas psicológicas compressivas, a auto-realização."

"A criatura não é o que se apresenta, nem como se encontra. Esse estado impermanente é trânsito para o que se será. Em prazer ou em sofrimento, não se é isso, mas se está isso, conscientizando-se do continuum no qual se encontra mergulhado."

"Harmonizando aspirações e lutas, buscas e realizações, o homem consciente vive integralmente todos os momentos, todas as ações, todos os sentimentos, todas as aspirações."

"Ninguém vive sem a segurança de si mesmo. Quando esta não decorre do auto-encontro libertador é buscada através dos meios externos, que envolvem o seu possuidor em preocupações de aumentá-las, em medos de perdê-las, passando à angústia de mais assegurar-se da sua retenção. Como efeito, vai traído pela concupiscência da posse, tornando-se possuído pelo objeto que supõe possuir."

"A conquista de si mesmo está ao alcance do querer para ser, do esforçar-se para triunfar, do viver para jamais morrer..."