Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sábado, 17 de maio de 2014

PROBLEMAS




Os problemas dos outros são fáceis de resolver. Não é impressionante como somos muito melhores em cuidar da vida dos outros do que da nossa? Claro, a vida de outras pessoas não nos prende emocionalmente através do amor, culpa ou ilusões. Podemos analisá-la de maneira judiciosa, com distanciamento.

O distanciamento é a chave para resolver também os nossos problemas, mas a inteligência distanciada pode ver uma solução que não estamos dispostos a utilizar - em especial quando ela exige uma mudança em nosso comportamento. Então podemos nos sentir desesperados. Ficamos presos entre a rocha de nossa inteligência e a pedra da relutância em mudar.

Ficarmos ou não presos depende de nós. Podemos escolher vivermos como híbridos, um pouco sábios, um pouco infantis; um pouco felizes, um pouco infelizes, ou arriscarmo-nos a mudar e evoluir. Dentro de nós está o conhecimento e poder para conseguirmos o que desejamos, desde que acreditemos em nós mesmos. 

(Do livro: A promessa de um novo dia)

AS RESSURREIÇÕES SÃO DOS ESPÍRITOS E NÃO DOS CORPOS


A crença tradicional da ressurreição do corpo ou da carne entusiasma as pessoas simples e de baixa escolaridade, mas enfraquece a das de melhor instrução.

É necessário que os líderes religiosos valorizem mais os seus rebanhos de fiéis, pois eles não são rebanhos de quadrúpedes! Enganam-se esses líderes religiosos, às vezes, não muito sinceros, pois o povo, hoje, está cada vez mais sabedor das coisas. Daí que muitas igrejas ou templos estão bem vazios e com saídas constantes de fiéis buscando outras “verdades” em outras igrejas.

Muitos cristãos creem pouco nas suas doutrinas, que ficam fracas para manterem-nos no caminho do bem. É o que acontece no Brasil, a maior nação católica do mundo, mas que é um país de muita corrupção política, com muitos roubos e assassinatos. É mesmo um país sem lei! Falta aqui o verdadeiro cristianismo, que está nos evangelhos e não nas doutrinas, às vezes, fantasiosas, criadas pelos teólogos antigos e sustentadas pelos que vieram depois deles e até pelos de hoje. É triste dizer isso, mas o digo justamente porque é verdade!  

A ressurreição do próprio corpo físico dá um impacto muito grande, no sentido de que é um fato miraculoso ou sobrenatural. E isso é um prato cheio para a confirmação da existência do milagre, que tradicionalmente é tido como sendo causado pela interferência direta de Deus, o que não é bem verdade. E as próprias igrejas cristãs definem o milagre como sendo um fato para o qual a Ciência não tem explicação. Então, se pensarmos bem, o milagre é fruto da ignorância, pois só existe enquanto não haja uma explicação para ele. Acontece que a Ciência, cada vez mais avançada, vai explicando as causas desses fenômenos tidos como miraculosos. E nisso, a Ciência Espírita é pioneira, pois ela é uma religião científica. Assim, por exemplo, o fenômeno tido como milagroso e chamado pela Igreja de bilocação (presença de um indivíduo em dois locais diferentes ao mesmo tempo), hoje, é explicado pela Parapsicologia e pela Doutrina Espírita como sendo causado pelo dom espiritual ou mediúnico da pessoa, que pode ser até ateia. E seu novo nome dado por Kardec e a Parapsicologia é desdobramento.  E assim, um fato que, por superstição, no passado era tido como sobrenatural, na verdade é um fato natural.

Do que acabamos de ver, podemos até concluir que os ateus não creem em milagres, mas creem nos fenômenos mediúnicos. Que reviravolta! 

Existe uma doutrina de que Jesus ressuscitou ou subiu aos céus pelo seu próprio poder e que, com isso, Ele é também Deus. Duas inverdades juntas, pois vejamos o que ensina o apóstolo Paulo: “Deus ressuscitou ao Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” (1 Coríntios 6: 14).“Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” (1 Coríntios 15: 44). “Carne e sangue não podem herdar o reino dos céus.” (1 Coríntios 15: 50). Por acaso os santos da Igreja e os espíritos angélicos puros dos espíritas vão ter corpos lá no mundo espiritual?


Realmente, as ressurreições, inclusive a de Jesus, são dos espíritos e não dos corpos. Aliás, no mundo espiritual não há lugar para a matéria densa do nosso mundo físico, caso contrário, ele não seria espiritual!

(José Reis Chaves, colunista do portal  O TEMPO)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

SOMOS QUEM QUEREMOS SER!



O Sentido de como alguém nos percebe é uma influência muito forte em nossa vida. Nessas ocasiões muitas vezes escolhemos não confiar em nosso poder pessoal, que pode forjar a postura que desejamos apresentar aos outros. No entanto, devemos nos esforçar para isso. Deixar passivamente que outras pessoas decidam quem somos nos dá o que merecemos!

Não somos impotentes em nenhuma situação. Infelizmente, com demasiada frequência deixamos um outro ser humano decidir sobre nosso valor, aptidões e até personalidade. Pais dominadores podem ter feito isso no passado. Um chefe opressor ou cônjuge crítico demais talvez estejam agindo assim no presente. Tal como não podemos controlar os outros, não podemos ser realmente controlados por eles. Somos sempre responsáveis pela nossa participação na depreciação que alguém faz de nós. Somos quem queremos ser. A pergunta que temos de responder é: por que escolher satisfazer a imagem negativa de alguém?

Do livro: A promessa de um novo dia.

terça-feira, 13 de maio de 2014

A QUEM OBEDECES?

E sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação
para todos os que lhe obedecem. - Paulo (Hebreus, 5:9)
Toda criatura obedece a alguém ou a alguma coisa.

Ninguém permanece sem objetivo.

A própria rebeldia está submetida às forças corretoras da vida.

O homem obedece a toda hora. Entretanto, se ainda não pôde definir a própria submissão por virtude construtiva, é que, não raro, atende, antes de tudo, aos impulsos baixos da natureza, resistindo ao serviço de autoelevação.

Quase sempre transforma a obediência que o salva em escravidão que o condena. O Senhor estabeleceu as gradações do caminho, instituiu a lei do próprio esforço, na aquisição dos supremos valores da vida, e determinou que o homem lhe aceitasse os desígnios para ser verdadeiramente livre, mas a criatura preferiu atender à sua condição de inferioridade e organizou o cativeiro. O discípulo necessita examinar atentamente o campo em que desenvolve a própria tarefa. 

A quem obedeces? Acaso, atendes, em primeiro lugar, às vaidades humanas ou às opiniões alheias, antes de observares o conselho do Mestre Divino?

É justo refletir sempre quanto a isso, porque somente quando atendemos, em tudo, aos ensinamentos vivos de Jesus, é que podemos quebrar a escravidão do mundo em favor da libertação eterna.

(Emmanuel [espírito] através de Francisco Cândido Xavier, no livro Pão Nosso, páginas 45 e 46) 

SEMELHANTE ATRAI SEMELHANTE

Você só recebe aquilo que tem, porque aquilo que você tem se torna uma força magnética, atrai algo semelhante. 

É como um bêbado que chega a uma cidade: logo ele vai encontrar outros bêbados. Se um jogador chegar a uma cidade, logo se tornará conhecido dos outros jogadores. Se um ladrão chegar a uma cidade, logo ele encontrará outros... ladrões.

Se um buscador de verdade chegar à cidade, ele vai encontrar outros buscadores.

Tudo que criamos em nós se torna um centro magnético, cria certo campo de energia. E nesse campo de energia as coisas começam a acontecer. 

Assim, se você quer as bençãos da existência, deve criar toda a bem-aventurança de que for capaz, deve dar o máximo de si, então uma bem-aventurança multiplicada por mil será sua. 

Quanto mais você tiver, mais receberá. Quando esse segredo for compreendido, você ficará cada vez mais rico interiormente, sua alegria será cada vez mais profunda.

E não há fim para o êxtase - você tem apenas de começar na direção certa. 

Osho em "Meditações Para a Noite".