Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

quarta-feira, 25 de junho de 2014

ESTIVE PENSANDO: QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

 "No princípio havia o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio, junto de Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada que se encontra feito se faria.” (João 1, 1-3 )


Devido a um início singular o Evangelho de João é representado por uma águia, devido ao elevado estilo de seu texto e também por ser a ave que voa mais alto e faz os seus ninhos nos montes mais elevados. É a dimensão da liberdade do Filho de Deus diante das forças do mundo. Essa iconografia cristã atribui um símbolo a cada um dos quatro evangelistas, conforme interpretação feita por Irineu em 203, das passagens contidas nos textos de Ezequiel 1, 1-4 e 10, 14 e Apocalipse 4, 6-7, que falam de quatro seres vivos com aparência de touro, leão, ser humano e águia. 
Para nós outros isso é história, faz um certo sentido mas serve apenas para ilustrar a importância do estudo que nos levará a um real entendimento do que encerra os ensinamentos contidos na obra de João.
Quem é Jesus para você?
Enquanto refletimos internamente sobre isso, buscando auscultar nosso coração, vejamos algumas contribuições que trazemos para auxiliar-nos em nosso processo de aprendizagem.
video

No vídeo acima, um filósofo contemporâneo, sabidamente agnóstico e ateu em uma entrevista à televisão nos apresenta uma reflexão interessante: se Jesus estivesse hoje entre nós (de maneira física e efetiva, evidentemente) ele nos causaria, a todos, incômodos, pois isso ele fez muito bem quando por aqui esteve. 

video
Já neste vídeo, o Deputado Federal Jean Wyllis, ativista da causa LGBT, em um programa de televisão, questionado sobre a repressão causada sobre os homossexuais por alguns líderes religiosos, afirma que se Jesus estivesse hoje entre nós, como já esteve, ficaria ao lado das minorias, no caso dos Gays, entendido por ele como minoria. 

video

Neste vídeo acima podemos observar que Jesus é apresentado como sendo um referência em qualquer área da atividade humana, e perguntamos: Se ao contrário de Jesus, substituíssemos o termo por Deus, as afirmativas seriam diferentes? Em caso negativo, podemos deduzir então que Jesus é Deus. 
Esse entendimento é comum no Cristianismo e professado pela Igreja Católica e Igrejas Reformadas (tradicionais e neo-pentecostais), alicerçadas que são no dogma da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo).

video

No vídeo acima, Haroldo Dutra Dias, pesquisador e palestrante espírita nos apresenta a visão de Jesus à luz dos ensinamentos da Doutrina Espírita, evidenciando a sua sublimidade, e realçando a importância do estudo do evangelho para melhor compreensão dos ensinamentos por ele trazidos.
Após análise das diferentes abordagens acerca de Jesus e sua importância em nossas vidas, nossa vivência pessoal nos indica elencar algumas características com as quais o entendemos:
- ele é para nós um norte, um modelo, um referencial;
- ele é luz, um farol, uma proposta de vida;
- ele é um incômodo, um irmão zeloso, uma ideia;
- ele é um Mestre, uma esperança. 
Para podermos ampliar nosso entendimento, evitando que nossas particularidades pautem o assunto de maneira definitiva, com a pretensão de ser a correta, e buscando subsídios que validem ou não nossa experiência apresentamos abaixo um lista de livros, que a priori tratam do assunto, à luz da doutrina espírita, mas com pontos de vistas às vezes divergentes, já que o entendimento pessoal é o determinante. E nesse entendimento estão contidas as experiências de cada um, sua evolução, seu momento, sua condição de encarnado ou de desencarnado, dentre outras variáveis.  
1) Entrevistando Allan Kardec de Suely Caldas Schubert;
2) Jesus Perante a Cristandade de Frederico Pereira da Silva Júnior, pelo espírito Francisco Leite de Bittencourt Sampaio;
3) Roma e o Evangelho de D. José Amigó Y Pellícer;
4) O Consolador de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Emmanuel;
5) O Sublime Peregrino de Hercílio Maes, pelo espírito Ramatís;
6) Jesus e o Evangelho - À Luz da Psicologia Profunda de Divaldo Pereira Franco, pelo espírito Joanna de Ângelis;
7) Leon Tolstói Por Ele Mesmo de Célia Xavier de Camargo;
8) Francisco de Assis de João Nunes Maia, pelo espírito Miramez;
9) Maria de Nazaré de João Nunes Maia, pelo espírito Miramez;
10) A Caminho do Deserto de Emídio Brasileiro.
Esperamos que com essas contribuições reforcemos em nós o que necessita ser reforçado, e modifiquemos o que necessita ser modificado, visando ampliarmos não só nosso conhecimento cognitivo, mas acima de tudo transformando esse conhecimento em sentimentos que nos edifiquem, a fim de que melhorados possamos servir e amar de uma maneira mais construtiva também.
Estaremos publicando nesse espaço o que apresentarmos nos estudos subsequentes que acontecem todos os sábados das 14:30 às 16:00, no Centro Espírita Casimiro Cunha, localizado à Rua Nova Ponte 464, esquina de Rua Camanducaia, Bairro Salgado Filho, Belo Horizonte. 

   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!