Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sábado, 16 de abril de 2022

SOBRE A CORAGEM

"O que é universalmente admirado o é, portanto, também pelos maus e pelos imbecis. São eles tão bons juízes assim?

"A virtude não é um espetáculo e não lhe importam os aplausos.

"(...) Embora sempre estimada, de um ponto de vista psicológico ou sociológico, a coragem só é, verdadeiramente estimável, do ponto de vista moral quando se põe, ao menos em parte, a serviço de outrem, quando escapa, pouco ou muito, do interesse egoísta imediato.

"Não se escapa de ego; não se escapa do princípio de prazer, mas encontrar seu prazer em servir ao outro, encontrar seu bem-estar na ação generosa, longe de contrariar o altruísmo é a própria definição e o princípio de virtude.

"O justo sem a prudência, não saberia como combater a injustiça, mas sem a coragem, não ousaria empenhar-se nesse combate.

"A coragem não é a ausência de medo, é a capacidade de enfrentá-lo, de dominá-lo, de superá-lo, o que supõe que ela existe ou deveria existir.

"Só esperamos o que não depende de nós; só queremos o que depende de nós. É por isso que a esperança só é uma virtude para os crentes, ao passo que a coragem o é para qualquer homem.

"A vida nos ensina que é preciso coragem para suportar o desespero, e também que o desespero, às vezes, pode dar coragem."

André-Comte Sponville. Livro: Pequeno tratado das grandes virtudes. 

CAOS E ORDEM


"O dualismo vê os pares como realidades justapostas, sem relação entre si. Separa aquilo que no concreto vem sempre junto: esquerdo ou direito; interior ou exterior; masculino ou feminino.

"A dualidade, ao contrário, coloca 'e' onde o dualismo coloca 'ou'. Enxerga os pares como os dois lados do mesmo corpo, como dimensões de uma mesma complexidade.

"O Universo, cada Ser, cada coisa, contêm dentro de si os dois movimentos: o caos (desordem) e o cosmos (ordem).

"Assim é o caminhar de todas as coisas: ordem-desordem-interação-nova ordem. O caos nunca é absoluto e a ordem, jamais estável. Tudo está em processo permanente e, aberto, em busca de um equilíbrio dinâmico. 

Leonardo Boff. Livro: A águia e a galinha - uma metáfora da condição humana.

HANNAH ARENDT - (1906 - 1975)


"Por não estar em mero isolamento, mas por compartilhar com outros homens o mundo em que habita, o homem o faz em plural.

"Os homens são livres - diferentemente de possuírem o dom da liberdade - enquanto agem, nem antes nem depois, pois ser livre e agir são uma só coisa.

"O poder corresponde à capacidade humana não somente de agir, mas de agir em comum acordo. O poder nunca é propriedade de um indivíduo; pertence a um grupo e existe somente enquanto o grupo se conserva unido.

"Devido à desintegração do poder que não age politicamente em plural, que vemos fomentar o aparecimento da ordem violenta, justificando-a como instrumento de ação política.

"O poder é de fato a essência de todo o Governo, mas não não a violência. A violência é por Natureza instrumental; como todos os meios, ela sempre depende da orientação e da justificação pelos fins que almeja."