Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

domingo, 17 de abril de 2022

SOBRE A JUSTIÇA

 "A Justiça não é uma virtude como as outras. Ela é o horizonte de todas e a Lei de sua coexistência. (...) todo valor a ela supõe; toda Humanidade a requer. Não é porém, que ela faça as vezes da felicidade, mas nenhuma felicidade a dispensa.

"Porque, se a Justiça desaparece, é coisa sem valor o fato de os homens viverem na Terra. (Kant)

"O justo em suma, é aquele que só fica com sua parte dos bens, e com toda a sua parte dos males. (Aristóteles)

"(...) o justo é o que é conforme a Lei e o que respeita a igualdade, e o injusto o que é contrário à Lei e o que falta com a igualdade.

"Os mais numerosos, não os mais justos ou os mais inteligentes, prevalecem e fazem a Lei.

"A Justiça é a igualdade, mas a igualdade dos direitos, sejam eles juridicamente estabelecidos ou moralmente exigidos.

"Justiça = nem egoísmo, nem altruísmo, mas a pura equivalência dos direitos atestada ou manifestada pela intercambialidade dos indivíduos.

"O 'eu' é injusto em si, pelo fato de se fazer o centro de tudo, e incômodo aos outros, porque cada 'eu' é inimigo e gostaria de ser tirano de todos os outros."

André-Comte Sponville - Pequeno tratado das grandes virtudes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!