Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

SEM OUVIDOS PARA O RELIGIOSO


São cada vez mais numerosos os que, entre nós, se confessam descrentes. Mas, se observarmos mais de perto sua postura, talvez tenhamos que dizer que sua incredulidade não é tanto fruto de uma decisão responsável quanto resultado de uma vida alienada e privada de interioridade.

Na vida de muitos contemporâneos faltam as condições mínimas para tomar uma postura séria e responsável diante da fé ou da descrença. Vive-se um modo de vida onde nem sequer aparece a necessidade de dar uma sentido último à existência. Como diz um ateu contemporâneo, "somos simplesmente nós que devemos dar um sentido à nossa vida, vivendo-a" (J. Jeanson).

Mas quando se vive buscando só um bem-estar material cada vez maior, unicamente interessado em "ter dinheiro" e "adquirir símbolos de prestígio", preocupado em ser "algo" e não em ser "alguém", perde-se a capacidade de escutar os apelos mais profundos que se encerram no ser humano. 

Quem vive assim carece de ouvidos para qualquer rumor que não seja o que provém de seu mundo de interesses. Não tem olhos para perceber outras dimensões que não sejam as dom bem-estar material, da posse e do prestígio social. Como diria Max Weber, são pessoas que "carecem de ouvido para o religioso". 

A parábola de Jesus (O festim de bodas - Mt 22, 1-14) nos faz lembrar, a todos nós, sempre de novo, que no fundo da vida há um convite para buscar a liberdade e a plenitude por outros caminhos. E nosso maior equívoco pode ser desatender levianamente o convite de Deus, indo cada um de nós para "nossas terras e nossos negócios".

Vamos continuar fugindo de nós mesmos, perdendo-nos em mil formas de evasão, tratando de esquecer a Deus e evitando cuidadosamente tomar a sério a vida. Mas o convite não cessa. No fundo de muitas posturas de descrença, será que não se esconde um medo de mudança, uma mudança que necessariamente deveria operar-se em nossa vida se tomássemos Deus a sério? 

Sem dúvida, uma grande verdade se encerra na oração de São João da Cruz: "Senhor, meu Deus, Tu não és estranho para quem não se estranha contigo. Como dizem que tu te ausentas?" 

José Antônio Pagola no livro "O caminho aberto por Jesus - Mateus", capítulo 32, intitulado "O convite de Deus".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!