Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

ESTIVE PENSANDO: AMAR É DECISÃO


Diz um Conto Chinês que um jovem foi visitar um sábio conselheiro e disse-lhe sobre as dúvidas que tinha a respeito de seus sentimentos por sua FAMÍLIA. O sábio escutou-o, olhou-o nos olhos e disse-lhe apenas uma coisa:

—  Ame-a. 

E logo se calou. 

Disse o rapaz:

—  Mas, ainda tenho dúvidas...

—  Ame-a, disse-lhe novamente o  sábio.

E, diante do desconserto do jovem, depois de um breve silêncio, disse-lhe o seguinte:

—  Meu filho, amar é uma decisão, não um sentimento. Amar é dedicação e entrega.

Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor. 

amor é um exercício de jardinagem. Arranque o que faz mal, prepare o terreno, semeie, seja paciente, regue e cuide. Esteja preparado porque haverá pragas, secas ou excessos de chuvas, mas nem por isso abandone o seu jardim. 

Ame, ou seja, aceite, valorize, respeite, dê afeto, ternura, admire e compreenda.

Simplesmente: Ame!!! 

A inteligência, sem amor, te faz perverso. 

A justiça, sem amor, te faz implacável. 

A diplomacia, sem amor, te faz hipócrita. 

O êxito, sem amor, te faz arrogante. 

A riqueza, sem amor, te faz avarento. 

A docilidade, sem amor te faz servil. 

A pobreza, sem amor, te faz orgulhoso. 

A beleza, sem amor, te faz ridículo. 

A autoridade, sem amor, te faz tirano. 

O trabalho, sem amor, te faz escravo. 

A simplicidade, sem amor, te deprecia. 

A lei, sem amor, te escraviza. 

A política, sem amor, te deixa egoísta.

A vida sem AMOR...  NÃO tem sentido.

Texto de autoria desconhecida recebido de uma amiga muito querida.

***

O amor é um sentimento que foi banalizado em seu sentido mais amplo e sublime. 

Amamos nossa família, nossos filhos, nossa casa, amamos bolo de chocolate, amamos cachorro, amamos ser bem tratados, amamos quando encontramos estacionamento free, amamos o sol que aquece e anima, amamos aquela calça, amamos aquele sapato que já não machuca, amamos filmes bem feitos, amamos comer pipoca... ah, o amor... tão usado para as poesias, para as canções , para a literatura, mas também utilizado para a violência pois muitos alegam fazer coisas terríveis... por amor. 

Os gregos em sua sabedoria determinavam palavras diferentes para sentimentos diferentes. No caso do amor, havia o amor "eros", o do desejo, aquele que impulsiona o ser para as conquistas intelectuais e também morais, há o amor "philia" que mostra ao Ser a importância do seu momento e de gostar dele, pois o que se possui de verdade é o presente, e o há o amor "agape", aquele que transcende as relações pessoais, que nos conecta com o divino que há em nós e nos remete a conectarmos com o divino que há em todos, o amor cósmico. 

Há também uma reflexão de que só existe amor onde há reciprocidade, pois para alguns não há amante sem ser amado. 

O Mestre desse orbe, Jesus, guia e modelo da humanidade, nos legou, que fôssemos reconhecidos por muito nos amarmos, que amássemos uns aos outros, que fôssemos fraternos. 

Fraternidade não é um elemento da natureza, o que há na natureza é harmonia... Fraternidade é uma busca do Ser que compreendeu que não pode e nem deve amar somente a quem o ama, que deve e pode amar a todos, indistintamente, pois a vida passou a ter um sentido pleno quando percebeu que amando fica impregnado pelo sentimento que termina por deixar marcas indeléveis no seu íntimo que lhe serão elementos de fortalecimento perante as vicissitudes da existência. 

Amar se aprende... aprendamos a amar!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!