Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

HARMONIA

"[...] O egoísmo é a negação da caridade; ora, sem a caridade não haverá tranquilidade na sociedade; digo mais, nem segurança; com o egoísmo e o orgulho, que se dão a mão, haverá sempre um caminho para o mais sagaz, uma luta de interesses onde são pisoteadas as mais santas afeições, onde os laços sagrados da família não são respeitados". (Pascal, Sens, 1862). 

"O Evangelho Segundo o Espiritismo", Allan Kardec. Capítulo XI, item 12, Boa Nova Editora.


Harmonia é o equilíbrio entre o mundo interno e o externo, a serviço a felicidade pessoal e coletiva. Estar em harmonia é estar em consonância com o Universo, vibrando na faixa do bem, da paz e do amor.

Harmonize sua vida, dedicando-se aos vários campos nos quais se estrutura, para que tudo possa correr de acordo com propósitos superiores. Evite negligenciar seu mundo interior, buscando harmonizar seus anseios.

Não se deixe dominar pela pressa nem tampouco se escravize ao tempo. Siga calmamente o destino com a consciência de que só você poderá modificá-lo. A harmonia é fundamental para estabelecer o ritmo adequado aos seus propósitos. 

Harmonize as energias do corpo cuidando de seu funcionamento sem exageros. Equilibre sua mente a fim de que ela não prejudique inconscientemente o fluxo das energias corporais. Seja moderado nas coisas para que os exageros não prejudiquem a precisão que deseja em suas ações.

harmonize seu mundo interior para que o exterior seja sua continuação. Tente viver o que sente, realizando externamente o que dita seu mundo interior. Somos Espíritos imortais e temos uma vida inconsciente bem maior do que a consciente, exigindo conciliação. 

Reconcilie-se com seus adversários declarados, ou não, para que não receba energias deletérias. Harmonizar-se com eles, ao menos mentalmente, é fator de equilíbrio psíquico. Não queira ninguém dependendo de seu perdão, assim como dispense qualquer necessidade de perdoar alguém. 

Esteja sempre em paz com sua consciência, administrando as culpas e consequências de seus atos. Quando nos responsabilizamos de forma madura pelos nossos atos, não mais nos tornamos reféns de ninguém. 

Contribua para que as pessoas à sua volta encontrem momentos de harmonia, evitando causar discórdia ou tensões desnecessárias. Seja um farol que ilumina, promovendo harmonia à sua vida. 

Alimente nas pessoas o desejo de que a harmonia se torne realidade em suas vidas. Demonstre, através de seus atos e palavras, a harmonia que reina em seu mundo interior. 

Quando você estiver num ambiente em desarmonia, silencie e busque uma forma de alterar a vibração reinante a serviço da paz. Você pode se tornar um grande fator de mudança, se abrigar a harmonia em sua alma.

Transforme seu dia, para que você encontre oportunidade de exercitar sua paciência e fazer desabrochar a harmonia no coração de alguém. 

Harmonia consigo mesmo = aprenda a se harmonizar, aceitando sua própria sombra, evitando estabelecer um juízo de valor sobre a sua pessoa. Estar de bem consigo mesmo é aceitar-se como é.

Harmonia com as pessoas = evite, o máximo possível, permitir que as pessoas se interponham em seu caminho, gerando carma negativo. Faça tudo para que elas se sintam bem com você e não as machuque. Dê paz a elas.

Harmonia com a sociedade = cumpra suas obrigações de cidadania com ordem e disciplina. Quando for necessário, assuma as consequências em harmonia, consciente de suas responsabilidades. 

Harmonia com Deus = coloque Deus no lugar mais alto possível de sua consciência, a fim de que o amor e a paz, que Ele possibilita, sejam a tônica de sua vida. Deus é amor e sempre promove a harmonia.




Adenáuer Novaes no livro "Valores do Espírito", 
editado pela Boa Nova Editora.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!