Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

terça-feira, 8 de março de 2016

OS SETE MAIORES MISTÉRIOS DO UNIVERSO


A Ciência pergunta e o Espiritismo responde.

Em 1997, os professores americanos David Eliot Brody e Arnold R. Brody publicaram nos EUA um livro considerado "a aula de ciências que todos gostariam de ter tido na escola", com 445 páginas e com o titulo: As Sete Maiores Descobertas Cientificas da História, destacando, os autores, que "Todas as realizações e invenções tecnológicas fenomenais que testemunhamos e vivenciamos nas décadas recentes possuem um encadeamento comum: foram possíveis graças a descobertas cientificas básicas em física, química e biologia (e suas subdisciplinas) feitas ao longo dos últimos quatro séculos":(1)

1. A gravidade e as leis básicas da fisica;
2. A estrutura do átomo;
3. O Princípio da Relatividade;
4. O Big Bang e a formação do universo;
5. A evolução e o Principio da Seleção Natural;
6. A célula e a genética;
7. A estrutura da molécula de DNA.

Treze anos após a publicação do livro supracitado, instrutiva matéria divulgada pela Revista Superinteressante, da Editora Abril, edição de março de 2013, relaciona a existência de "sete questões que atormentam a Humanidade desde o inicio dos tempos", e que seriam as questões mais difíceis do mundo:

1. Deus existe?
2. De onde viemos?
3. Qual e o sentido da vida?
4. 0 que acontece depois da morte?
5. Alma existe?
6. Há vida fora da Terra?
7. Destino existe?

A instigante reportagem induziu-me um pensamento: o Espiritismo tem as respostas para essas profundas indagações há mais de um século e meio, desde o seu advento, na França, a partir da divulgação dos seus princípios, postulados ou fundamentos básicos, contidos em O Livro dos Espíritos, organizado e publicado por Allan Kardec em 18 de abril de 1857; nas demais obras da Codificação e em outros livros clássicos espiritas, de renomados autores, a exemplo de Gabriel Delanne, Leon Denis, Alexandre Aksakof, Ernesto Bozzano e do prêmio Nobel de Química, William Crookes, que estudaram e pesquisaram os fenômenos espiritas.

Allan Kardec, no livro A Gênese (1868), declara que "O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação"(2).

Envolvido por esse pensamento do Codificador, imaginei o Espiritismo como potente farol a iluminar os caminhos da Ciência, demonstrando-lhe que a Jornada do homem não é apenas pelo caminho biológico e horizontal, mas, sobretudo, espiritual e verticalizado em processo evolutivo na direção do Infinito.

Apresentamos, a seguir, uma síntese dos sete mistérios do Universo, consoante o erudito texto da Revista, de autoria de Eduardo Szklarz (3), e o entendimento da Doutrina Espirita.

1. Deus existe?

Reportagem: A existência de Deus divide a opinião dos cientistas e 51% deles admitem alguma forma de poder divino. Um deles, o ex-diretor do Projeto Genoma Humano, Francis S. Collins [autor do livro A Linguagem de Deus]. Do lado ateu encontra-se o físico Victor Stenger, da Universidade do Havaí, que apresenta exemplos "de como o Universo simplesmente não precisa de Deus", enfatizando que a Ciência pode provar que Deus não existe.

Espiritismo: Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. Podemos encontrar a prova da existência de Deus num axioma aplicado pela Ciência: não há efeito sem causa. "Para se crer em Deus", ensina Allan Kardec, "basta se lance o olhar sobre as obras da Criação. 0 Universo existe, logo, tem uma causa. Duvidar da existência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa e avançar que o nada pode fazer alguma coisa"(4).

2. De onde viemos?

Reportagem: A Ciência luta para explicar como nascemos, ou seja, como tudo o que existe se formou. Assim, segundo a teoria mais aceita, do Big Bang, ou Grande Explosão, o Universo teria surgido há 13,7 bilhões de anos, como um pontinho muito pequeno e denso, que se expandiu e deu origem a tudo o que existe, as estrelas, os planetas, você leitor, e eu. Afirma ainda, essa teoria, que não houve um "antes" antes do Big Bang.

Espiritismo: 0 Universo foi feito pela vontade onipotente de Deus, tal como exarado em Gênesis: "Deus disse: faça-se a luz e a luz foi feita"(5). "Diz-nos a razão [esclarece Allan Kardec], não ser possível que o Universo se tenha feito a si mesmo e que, não podendo também ser obra do acaso, há de ser obra de Deus"(6).

3. Qual e o sentido da vida?

Reportagem: Comenta a tese da biologia evolutiva: o sentido (objetivo) da vida é se reproduzir, defendida desde 1970 pelo biólogo britânico Richard Dawkins, que reinterpreta a teoria da evolução de Charles Darwin.

Espiritismo: Dois são os caminhos da evolução: o biológico e o espiritual e que o objetivo principal da vida e, através das reencarnações, fazer o Espirito chegar a perfeição (7).

4. O que acontece depois da morte?

Reportagem: Destaca as chamadas experiências de quase-morte (EQM), como evidência da sobrevivência do ser à morte do corpo físico, cujos relatos dos pacientes incluem encontros com parentes mortos, a visão de um túnel e de uma luz branca. Enfatiza, porem, que a explicação mais aceita e de que se trata de alucinações, causadas pela falta de oxigênio no cérebro.

Espiritismo: No momento da morte a alma volta a ser Espirito, isto é, volve ao mundo dos Espíritos, donde se apartara momentaneamente, conservando a sua individualidade, e não mais possuindo corpo material continua a ter um fluido [o perispírito] que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação (8). 0 homem, portanto, é um Espirito imortal, que não desaparece com a morte orgânica. A imortalidade da alma é comprovada nas experiencias de quase-morte e pelo laboratório mediúnico do Espiritismo.

5. Alma existe?

Reportagem: Os cientistas continuam em busca de evidências para a alma, citando pesquisas do anestesista americano Stuart Hameroff, do Centro de Estudos da Consciência, do Arizona e do físico de Oxford, Roger Penrose, que defendem a tese que a alma existiria, sim, "como um conjunto de relações quânticas entre partículas dispersas no Universo".

Espiritismo: Entende ser a alma o "ser imaterial e individual que em nós reside e sobrevive ao corpo"(9). As almas não são senão os Espíritos. Antes de se unir ao corpo, a alma é um dos seres inteligentes que povoam o mundo invisível, os quais temporariamente revestem um involucro carnal para se purificarem e se esclarecerem (10).

6. Ha vida fora da Terra?

Reportagem: Cita a declaração do físico Marcelo Gleiser: "Não temos nenhuma prova ou argumento forte sobre a existência de vida inteligente fora da Terra. Existe vida? Certamente. Mas como não entendemos bem como a evolução varia de planeta para planeta, muito difícil prever ou responder se existe ou não vida inteligente fora daqui".

Espiritismo: Tem como viga mestra a afirmação de Jesus: "Há muita moradas na casa de meu Pai" (João 14, 2.); elucida que a casa do Pai é o Universo e que "As diferentes moradas são os mundos que circulam no Espaço infinito, e oferecem aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento de cada qual, e que é muito diferentes umas das outras são as condições dos mundos, quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade dos seus habitantes"(11).

7. Destino existe?

Reportagem: Refere-se a tese de um "destino cósmico", cujas origens remontariam ao Big Bang, a explosão que espalhou partículas no Universo, cujo deslocamento e interacts já estariam traçados, afetando os seres humanos, também feitos de partículas, tese que seria a base do determinismo, de que nossas decisões já estão definidas, e também a existência de um destino neurológico, caracterizado "por decisões que nosso cérebro toma sem nos avisar". Cita, ainda, o entendimento do físico Marcelo Gleiser, sobre esse mistério: "Uma das características da inteligencia é justamente o livre-arbítrio, e quanto mais complexo é o cérebro é, mais liberdade de escolha ele tem".

Espiritismo: Advoga a realidade do livre-arbítrio, "que declara a vontade humana livre para tomar decisões e determinar suas ações", exigindo capacidade de discernimento e liberdade interior. A liberdade de agir, contudo, para construir o destino, seria uma liberdade condicionada, porquanto, nos códigos da Lei Palingenésica, depende do que se fez antes de nascer na vida atual. "A liberdade reside no presente; podemos agir com independência por meio da faixa de consciente atual, que atende as necessidades da vida presente", contudo, uma determinação, um destino pode promanar do passado culposo, facti nos renascimentos compulsórios de resgate ou reparação. A chamada fatalidade, ou destino implacável ou infalível pode ser (nos renascimentos programados) a escolha feita antes da encarnação, um ajuste de interesse para a evolução moral(12). 

Refletindo, desta forma, acerca do papel histórico da Ciência, podemos imaginar, em um futuro próximo, uma interface entre a Ciência e a Doutrina Espirita, em um movimento que possibilite o intercâmbio de informações, axiomas, postulados e pesquisas acerca da origem e da natureza espirituais do homem e dos enigmas do Universo, criando um novo olhar cientifico-espirita. Antevemos e acreditamos nessa possibilidade de colaboração reciproca, na resolução de questões cientificas que afetam o homem moderno e o seu futuro, sobretudo considerando o caráter progressivo do Espiritismo. Tudo sob as bençãos de Deus.

1. BRODY, David Eliot. BRODY, Arnold R., As Sete Maiores Descobertas Cientificas da Historia. 1" ed. Companhia das Letras, 2007, tradução de Laura Teixeira Motta, p.17.

2. KARDEC, Allan. A Gênese. 1ª.ed. FEB, 2009, tradução de Evandro Noleto Bezerra, capitulo I, item 16, p.31.

3. Revista Superinteressante, edição 316, março de 2013, paginas 44 a 55. Citações autorizadas em 11 de fevereiro de 2015.

4. KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, edição histórica, FEB, tradução de Guillon Ribeiro, perguntas 1 e 4.

5. KARDEC, Allan. 0 livro dos Espíritos, edição histórica, FEB, pergunta 38.

6. IDEM, Ibidem, pergunta 37.

7. KARDEC, Allan. 0 Livro dos Espíritos, edição histórica, FEB, pergunta 132.

8. KARDEC, Allan. 0 Livro dos Espíritos, edição histórica, FEB, perguntas 149 e 150.

9. KARDEC, Allan. 0 Livro dos Espíritos, edição histórica, FEB, Introdução, II.

10. IDEM, Ibidem, pergunta 134b.

11. KARDEC, Allan. 0 Evangelho segundo o Espiritismo, FEB, edição histórica, tradução de Guillon Ribeiro, capítulo III, itens 2 e 3.

12. RIZZINI, Carlos Toledo. Evolução para o Terceiro Milênio. 8* ed. Edicel, p.121 (item 5), 135 (item l), 138 (item 4) e 139 (item 4).

Adilton Pugliese (santospugliese@hotmail.com).
Publicada na RIE - Revista Internacional de Espiritismo - MAIO/2015.
O autor é colaborador da Mansão do Caminho em Salvador (BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!