Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sexta-feira, 22 de maio de 2015

NOVA ROMA - A BARBÁRIE NÃO É MAIS UM PROGNÓSTICO

"Metade da humanidade está faminta ou subnutrida, ao passo que 85 das famílias mais ricas do planeta acumulam uma fortuna equivalente às posses somadas da metade mais pobre da humanidade. 85 = 3,5 bilhões - é a equação da barbárie em nossos tempos. O desafio é saber se ainda é possível superá-la, ou ao menos apontar uma saída".

"O desastre ambiental leva ao colapso regiões inteiras, incluindo nos países mais ricos: mesmo nos Estados Unidos, dos estados da Virgínia ao Texas, novos processos tecnológicos liberam gás e petróleo do xisto que penetram e envenenam os lençóis freáticos, expulsam famílias de suas terras, contaminam os pastos e os produtos da agricultura, elevam a níveis epidêmicos as taxas de câncer".

"Em todas as grandes metrópoles, para se proteger contra o 'lixo do mundo', os mais ricos vivem aprisionados em condomínios de luxo, usam carros blindados, frequentam locais exclusivos, sonham com a limpeza asséptica dos hospitais e shopping centers."

"O crescimento das forças produtivas (ciência e tecnologia) permitiria, hoje, eliminar a fome: em média, a agricultura mundial produz quase 3 mil calorias por dia por habitante, mais do que suficiente para manter todo o mundo muito bem alimentado. As técnicas de construção e manejo da natureza permitiriam abrigar os 7 bilhões de seres humanos em habitações cômodas, decentes e ecologicamente sustentáveis. As tecnologias de comunicação já instalaram as bases da 'aldeia global'. Mas o imperativo do lucro, da concentração de renda, da exploração da mais valia impõe a lógica perversa da exclusão". 

"O avanço da técnica e da ciência colocam-se a serviço do aniquilamento do ser, que é, no final das contas, a principal força produtiva, aquela que realmente conta".

"Não há configuração democrática capaz de resistir à fórmula 85 famílias = 3,5 bilhões. O capital destrói e devora todas as estruturas políticas, sociais, culturais e estéticas, e as metaboliza, de modo a reconfigurá-las à imagem e semelhança de seus interesses. O capital financeiro transformou o estado em mera caricatura, incapaz de sustentar até mesmo a miragem de sua suposta função de porta-voz garantidor dos interesses universais de determinada sociedade". 

(Fragmentos de texto do jornalista José Arbex, publicado na Revista Caros Amigos, edição 218, maio de 2015, página 10)

terça-feira, 19 de maio de 2015

ELOGIOS

"Mas Ele disse: Antes, bem-aventurados os que
ouvem a palavra de Deus e a guardam.
(Lucas, 11:28)
Dirigira-se Jesus à multidão, com o enorme poder do seu amor, conquistando geral atenção. Mal terminara as observações amorosas e sábias, eis que uma senhora se levanta no seio da turba e, magnetizada pela sua expressão de espiritualidade sublime, reporta-se, em alta voz, às bem-aventuranças que deviam caber a Maria, por haver contribuído na vinda do Salvador à face da Terra. Mas, prestamente, na perfeita compreensão das consequências infelizes que poderiam advir da atitude impensada, responde o Mestre que, antes de tudo, serão bem-aventuradas os que ouvem a revelação de Deus e lhe praticam os ensinamentos, observando-lhe os princípios. 

A passagem constitui esclarecimento vivo para que não se amorteça, entre os discípulos sinceros, a campanha contra o elogio pessoal, veneno das obras mais santas a sufocar-lhes propósitos e esperanças.

Se admiras algum companheiro que se categoriza a teus olhos por trabalhador fiel do bem, não o perturbes com palavras, das quais o mundo tem abusado muitas vezes, construindo frases superficiais, no perigoso festim da lisonja. Ajuda-o, com boa vontade e entendimento, na execução do ministério que lhe compete, sem te esqueceres de que, acima de todas as bem-aventuranças, brilham os divinos dons daqueles que ouvem a palavra do Senhor, colocando-a em prática.

(Emmanuel [espírito] através de Francisco Cândido Xavier, no livro "Pão Nosso", capítulo 70, páginas 153 & 154)

segunda-feira, 18 de maio de 2015

NÃO JULGAR


"Não julgueis para não serdes julgados. Pois com o julgamento com julgais sereis julgados, e com a medida com medis sereis medidos. Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, quando não percebes a trave que está no teu? Ou como poderás dizer ao teu irmão: 'Deixa-me tirar o cisco do teu olho', quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.
Não deis aos cães o que é sagrado, nem atireis as vossas pérolas aos porcos, para que não as pisem e, voltando-se contra vós, vis estraçalhem."

(Evangelho Segundo Mateus, capítulo 7, versículos 1 a 6)