Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A IMPERMANÊNCIA E OS CICLOS DA VIDA

Existem ciclos de sucesso, que é quando as coisas acontecem e dão certo, e os ciclos de fracasso, que é quando elas não vão bem e se desintegram. Se nos apegamos às situações oferecemos uma resistência nesse estágio. Significa que estamos nos recusando a acompanhar o fluxo da vida e que vamos sofrer. É necessário que as coisas acabem, para que coisas novas aconteçam.

Um ciclo não pode existir sem o outro. O ciclo descendente é absolutamente essencial para uma realização espiritual, ou talvez o seu sucesso tenha se tornado vazio e sem sentido e se transformado em fracasso. Você tem que ter passado por alguma perda profunda, ou por algum sofrimento, para ir à dimensão espiritual. O fracasso está sempre embutido no sucesso, assim como o sucesso está sempre encoberto pelo fracasso. 

No mundo das formas todas as pessoas fracassam, mais cedo ou mais tarde, e toda conquista acaba em derrota. Todas as formas são impermanentes. Um ciclo pode durar de algumas horas a alguns anos, e dentro dele pode haver ciclos longos ou curtos. Muitas doenças são provocadas pela luta contra os ciclos de baixa energia, que são fundamentais para um renovação. Assim a inteligência do organismo pode assumir o controle, como uma medida auto-protetora e criar uma doença com o objetivo de nos forçar a parar, para que uma necessária renovação possa acontecer. Isso torna difícil ou impossível para nós aceitarmos os ciclos de baixa e permitirmos que eles aconteçam. 

Mas nada dura muito nessa dimensão, onde as traças e a ferrugem devoram tudo. Tudo acaba ou se transforma, a mesma condição que era boa no passado, de repente, se torna ruim. A mesma condição que fez você feliz, agora faz você infeliz. A prosperidade de hoje se torna o consumismo vazio de amanhã. O casamento feliz e a lua-de-mel se transformam no divórcio infeliz ou em uma convivência infeliz. A mente não consegue aceitar quando uma situação à qual ela tenha se apegado muda ou desaparece, ela vai resistir à mudança. É quase como se um membro estivesse sendo arrancado do seu corpo.  


Isso significa que a felicidade e a infelicidade são na verdade, uma coisa só. Somente a ilusão do tempo as separa. Não oferecer resistência à vida é estar em estado de graça, de descanso e de luz. Nesse estado nada depende de as coisas serem boas ou ruins. Observe as plantas e os animais, aprenda com eles a aceitar aquilo que é, e a se entregar ao agora. Deixe que eles lhe ensinem o que é ser. Deixe que eles lhe ensinem o que é integridade - estar em unidade, ser você mesmo, ser verdadeiro.

Aprenda como viver e como correr e como não fazer do viver e do morrer um problema. 

Eckhart Tolle, no livro "O Poder do Agora".

ÊXITOS E INSUCESSOS

Sei viver em penúria e sei também viver em abundância - Paulo
(Filipenses, 4:12)

Em cada comunidade social, existem numerosas pessoas demasiadamente preocupadas quanto aos sucessos particularistas, afirmando-se ansiosas pelo ensejo de evidência. São justamente as que menos se fixam nas posições de destaque, quando convidadas aos postos mais altos do mundo, estragando, desastradamente, as oportunidades de elevação que a vida lhes confere.

Quase sempre, os que aprenderam a suportar a pobreza é que sabem administrar, com mais propriedade, os recursos materiais.

Por esta razão, um tesouro amontoado para quem não trabalhou em sua posse é, muitas vezes, causa de crime, separatismo e perturbação.

Pais trabalhadores e honestos formarão nos filhos a mentalidade do esforço próprio e da cooperação afetiva, ao passo que os progenitores egoístas e descuidados favorecerão nos descendentes a inutilidade e a preguiça. 

Paulo de Tarso, na lição à igreja de Filipos, refere-se ao precioso imperativo do caminho no que se reporta ao equilíbrio, demonstrando a necessidade do discípulo quanto à valorização da pobreza e da fortuna, da escassez e da abundância. 

O êxito e o insucesso são duas taças guardando elementos diversos que, contudo, se adaptam às mesmas finalidades sublimes. A ignorância humana, entretanto, encontra no primeiro o licor da embriaguez e no segundo identifica o fel para a desesperação. Nisto reside o erro profundo, porque o sábio extrairá da alegria e da dor, da fartura ou da escassez, o conteúdo divino. 

(Emmanuel [Espírito] através de Francisco Cândido Xavier, no livro "Pão Nosso" páginas 125 e 126.)