Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

QUE QUER DIZER A PALAVRA CRÍTICA?

A palavra crítica vem do grego e possui três sentidos principais: 

1) "capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente"; 

2) "exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento"; 

3) "atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica". 

A atitude filosófica  é uma atitude "crítica" porque preenche esses três significados da noção de crítica, a qual, como se observa, é inseparável da noção de racional.

Comentário:

A palavra crítica foi incorporada ao nosso senso comum como sendo algo ruim, proveniente de um ser invejoso, amargo, cruel etc. Às vezes o ser é isso mesmo, mas ao pesquisarmos sobre a palavra podemos ampliar nosso horizonte de conhecimento e aprendermos que criticar é um ato saudável desde que feito com pressupostos organizados e sistemáticos, não pelo simples fato da não validação da coisa criticada. Saber reconhecer na crítica recebida o valor a ser considerado por cada um de nós, pode ser mais útil do que o elogio galhofeiro. Criticar não é apenas discordar mas apresentar a análise a partir de uma perspectiva diferente daquela demonstrada. Criticar, portanto, não deve ser falar mal ou bem de algo ou de alguma coisa, mas apresentar uma leitura alternativa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!