Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

POR QUE SE PERGUNTA "PARA QUE FILOSOFIA"?

Essa pergunta, "Para que filosofia?", tem sua razão de ser. Em nossa cultura e nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática muito visível e de utilidade imediata, de modo que, quando se pergunta "Para que?", o que se quer saber é: "Qual a utilidade?", "Para que serve isso?", "Que uso proveitoso ou vantajoso posso fazer disso?".

Verdade, pensamento racional, procedimentos especiais para conhecer fatos, aplicação prática de conhecimentos teóricos, correção e acúmulo de saberes: esses objetivos e propósitos das ciências não são científicos, são filosóficos e dependem de questões filosóficas. O cientista parte delas como questões já respondidas, mas é a filosofia quem as formula e busca respostas para elas. 

Comentário:

A importância da Filosofia está justamente em ser ela a gênese que provoca o pensamento reflexivo, determinando as ações que deveremos tomar para alcançarmos melhor o entendimento das coisas. A filosofia é uma ferramenta imprescindível que nos auxilia na busca constante e dinâmica pelo saber.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!