Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

O PAI NOSSO ENQUANTO ORAÇÃO DO REINO DE DEUS

O Pai-nosso é a oração que Jesus deixou em herança aos seus. É a única que lhes ensinou para alimentar a identidade de seus seguidores e colaboradores no projeto do Reino de Deus. Sem tardar, o Pai-nosso se converteu não só na oração mais querida pelos cristãos, mas na oração litúrgica que identifica a comunidade eclesial reunida em nome de Jesus. Por isso se ensinava aos catecúmenos a recitá-la, antes de receber o batismo. Esta oração, pronunciada a sós ou em comunidade, constantemente meditada e interiorizada em nosso coração, pode também hoje reavivar nossa fé e nosso compromisso com o Reino de Deus.

O Pai-nosso sempre se reza no plural. É uma oração ao Pai do céu, a quem rezamos unidos a todos os seus filhos e filhas que vivem no mundo. Começa com uma invocação confiante a Deus, Abbá, à qual se seguem três grandes anseios centrados no Reino de Deus e quatro gritos que irrompem das necessidades mais básicas da humanidade que ainda não conhece em plenitude o Reino de Deus. O Pai-nosso nos revela, como nenhum texto evangélico, os sentimentos que Jesus guardava em seu coração. É a melhor síntese do Evangelho - breviloquium Evangelii -, a oração que melhor vai nos identificando com Jesus (Mt 6,9-13; Lc 11,2-4).

"Santificado seja o teu Nome" de Pai. Que ninguém o ignore ou deprecie. Que ninguém o profane violando a dignidade de teus filhos e filhas. Que sejam desterrados os nomes de todos os deuses e ídolos que matam teus pobres. Que todos bendigam teu nome de Pai bom.

"Venha a nós o teu reino." Que tua justiça, tua verdade e tua compaixão se abram caminho no mundo. Que tua Boa Notícia chegue já aos últimos da terra. Que não reinem os ricos sobre os pobres, que os poderosos não abusem dos fracos, que os homens não maltratem as mulheres. Que não demos a nenhum César o que é teu: teus pobres.

"Faça-se a tua vontade na terra como no céu". Que ela não encontre em nós tanta resistência. Que na criação inteira se faça o que Tu queres, não o que buscam os poderosos da terra. Que se vá tornando realidade o que tu tens decidido em teu coração de Pai.

"Dá-nos hoje o pão de cada dia". Que a ninguém falte o pão. Nós te pedimos bem-estar abundante para nós, pão para todos. Que os famintos da terra possam comer; que teus pobres deixem de chorar e comecem a rir, que possamos vê-los vivendo com dignidade.

"Perdoa-nos as nossas ofensas". Necessitamos do teu perdão e de tua misericórdia. Estamos em dívida contigo: não correspondemos a teu amor de Pai, não entramos em teu reino. Que teu perdão transforme nosso coração e nos faça viver perdoando-nos mutuamente. Não queremos alimentar em nós ressentimentos nem desejos de vingança.

"Não nos deixes cair na tentação". Somos fracos e estamos expostos a perigos e crises que podem arruinar nossa vida. Dá-nos tua força. Não nos deixes cair na tentação de recusar o teu reino e tua justiça.

"Livra-nos do mal". Resgata-nos do que nos causa dano. Arranca-nos de todo mal.

José Antônio Pagola, no livro "Olhos Fixos em Jesus", editado pela Editora Vozes, páginas 157 e 158

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!