Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ABENÇOE SEU FILHO

Quando Deus lhe confia a alma que vem do Invisível, dando-lhe a honra da maternidade e da paternidade, é porque sabe que no meio em que você vive e com os recursos variados ou parcos de que dispõe, terá as responsabilidades de bem orientá-la para a vida.

Não podemos desconsiderar o cômputo de preocupações e esforços que vivem tantos pais ensejarem a seus descendentes o que há de melhor nas sociedades terrenas, de modo que os fizesse desenvolver-se.

Não devemos ignorar quantos sacrifícios fazem muitos pais para darem a seus filhos excelentes possibilidades de conforto, do mundo social.

A tudo respeitamos, em verdade, sensibilizando-nos com tamanha boa vontade. Entretanto, precisamos encarecer a importância dos cuidados paternais, sob a luz da realidade espiritual, tão desleixada, esquecida pelos progenitores.

Se é válido vacinar os pequeninos contra certas doenças devastadoras, que amedrontam, não deveremos olvidar a grandeza de que se constitui a Doutrina de Jesus, como abençoada medicação profilática, a fim de que os filhos tenham estrutura para conseguirem viver no mundo com os valores morais-espirituais, assimilados no lar bem orientado.

Pensando que nossos filhos carecem da assistência dos pais, o maior tempo possível, particularmente na fase infantil, evitemos entregá-los a escolas, a institutos, creches, jardins e pré-jardins, quando sejam muito novinhos, preservando-os de tantos problemas de carências, ansiedades e inseguranças, de acordo com a sua estrutura psicológica e emocional.

Durante a primeira e segunda infâncias, mais do que nunca, será ultra-importante recolha a criança a ternura da convivência do lar, com sua mãe, quando não seja possível esteja com os pais.

Não exponhamos a nossa criança aos tormentos do mundo. Se os adultos se sentem agredidos, violentados, perante múltiplas situações, que dizer dos pequenos?

Sim, as crianças precisam de sociabilização, entretanto, que as iniciemos nas disciplinas domésticas, no convívio dos seus genitores, alimentando a alma nas fontes do Evangelho, decantado no ambiente familiar.

* * *

Abençoe seu filho, a cada manhã, a cada anoitecer, sem que ele seja um peso, um estorvo para você. Mantenha-o, um pouco mais, ao lado dos seus cuidados, junto à sua vigilância tranquila e atenta, sob a aura dos seus primeiros ensinos. Muitos tormentos e desestruturações do adolescente, e mesmo da criança, têm começo no desamparo a que os pequenos tão submetidos, ou no clima de insegurança a que são expostos.

Somente com Jesus a orientar-nos a marcha humana, vendo a grandeza da psicologia delicada da infância, sob a óptica da Doutrina Espírita, conseguiremos orientar os pequeninos para que cumpram seus nobres destinos na Terra, pelo entendimento da anterioridade da alma, da reencarnação, o que nos confere, na condição de pais ou tutores, inabordável responsabilidade perante a confiança com que o Criador honra a Humanidade. 

Abençoe seu filho, preparando-o para ser feliz.

(Pelo Espírito Thereza de Brito - Psicografia de José Raul Teixeira - Livro: Vereda Familiar - Ed. Frater)


quarta-feira, 5 de novembro de 2014

QUE COMECE AGORA!

Que comece agora.
E que seja permanente essa vontade de ir além daquilo que me espera. E que eu espero também.
Uma vontade de ser.
Aquela, que nasceu comigo e que me arrasta até a borda pra ver as flores que deixei de rastro pelo caminho. Que me dê cadência das atitudes na hora de agir.Que eu saiba puxar lá do fundo do baú, o jeito de sorrir pros nãos da vida.
Que as perdas sejam medidas em milímetros e que todo ganho não possa ser medido por fita métrica nem contado em reais. Que minha bolsa esteja cheia de papéis coloridos e desenhados à giz de cera pelo anjo que mora comigo. Que as relações criadas sejam honestamente mantidas e seladas com abraços longos.
Que eu possa também abrir espaço pra cultivar a todo
instante as sementes do bem e da felicidade de quem não
importa quem seja ou do mal que tenha feito para mim. Que a vida me ensine a amar cada vez mais, de um jeito mais leve.
Que o respeito comigo mesmo (a) seja sempre obedecido com a paz de quem está se encontrando e se conhecendo com um coração maior. Um encontro com a vontade de paz e o desejo de viver.
Caio Fernando Abreu

terça-feira, 4 de novembro de 2014

AMOR - ESSÊNCIA DIVINA

Você já se perguntou, alguma vez, porque certas pessoas cometem crimes ou outros delitos contra si ou contra terceiros?

Talvez a resposta da maioria seria a de que essas pessoas são delinquentes. Isso é verdade, mas por que se tornaram delinquentes?

Tomemos como exemplo esses delinquentes infantis e juvenis, que perambulam pelas ruas e cometem pequenos furtos contra os cidadãos.

Imaginemos que eles tivessem um lar decente, uma mãe amorosa que os acariciasse e educasse. Tivessem um pai equilibrado, empregado, com salário digno, que lhe permitisse sustentar a família com honradez. Em última análise, se houvesse amor, eles não estariam pelas ruas, perambulando sem rumo.

Quando uma pessoa, num ato de desespero, põe fim à própria vida, é porque faltou o tempero do verdadeiro amor para envolver suas horas. Se houvesse amor no lar desses “homens-bomba”, que são usados como explosivos, atirando-se para a morte num ato insano de autodestruição, com certeza não o fariam. Se tivessem uma mãe ou esposa que os amasse verdadeiramente, envolvendo-os em carícias de afeto e compreensão, não fariam o que fazem. Se em seu lar deixassem olhares carinhosos de filhos a lhes perguntar: “Papai, quando você volta? Não demore! Vou esperar você com saudades. Volte logo, papai!” - certamente ficariam longe do terrorismo.

Se houvesse mais amor na face da Terra, tudo seria diferente. O amor é antídoto eficaz contra todo tipo de violência. Quando o amor adoece, o desespero se instala nos corações. As explosões de ódios, de vinganças cegas, são resultados de um amor enfermo, pois não se pode odiar alguém que não se conhece. Só pode haver traição por parte de alguém em quem foi depositada confiança plena.

Ah! Se houvesse amor... Se houvesse amor não haveria crimes hediondos, nem guerra, nem fome, nem misérias, nem outra violência qualquer. Se houvesse amor, não faltaria o necessário a nenhum ser humano, porque o amor fraternal não permitiria. Se houvesse amor não haveria desemprego, nem subemprego, porque só o amor é capaz de desarmar o egoísmo, esse verdugo cruel que alimenta a ganância, a prepotência, o desejo desenfreado de posses materiais.

Ah! Se houvesse amor... Esse sentimento adormecido no íntimo de muitas criaturas...  Um dia, um homem chamado Jesus ensinou que o amor é a chave da felicidade. Resumiu toda a Lei e os profetas na máxima: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo com a si mesmo”. Mas, infelizmente muitos de nós, que nos dizemos cristãos, temos esquecido esse ensinamento. Muitos de nós, que nos declaramos seguidores do Cristo, estamos alimentando as grandes guerras com nossas guerras familiares e nosso terrorismo particular e ainda com a nossa beligerância social.

Ah! Se houvesse amor... Se o amor fosse uma realidade em nosso Mundo, seguramente aqui habitaria a paz.

O amor é de essência divina e todos nós, do primeiro ao último, temos, no fundo do coração, a centelha desse fogo sagrado. Por isso, amemos e felicitemo-nos, colocando na estrada do amor sinais de luz, a fim de que nunca mais haja sombra por onde o amor tenha transitado a derramar sua invencível
claridade.

Redação do Momento Espírita

NO FUTURO

E não mais ensinará cada um a seu próximo, nem cada um a seu
irmão, dizendo: - Conhece o Senhor! Porque todos me conhecerão,
desde o menor deles até ao maior. - Paulo (Hebreus, 8:11)


Quando o homem gravar na própria alma
Os parágrafos luminosos da divina Lei, 
O companheiro não repreenderá o companheiro,
O irmão não denunciará outro irmão.

O cárcere cerrará suas portas, 
Os tribunais quedarão em silêncio. 
Canhões serão convertidos em arados,
Homens de armas volverão à sementeira do solo.

O ódio será expulso do mundo,
As baionetas repousarão, 
As máquinas não vomitarão chamas para o incêndio e para a morte, 
Mas cuidarão pacificamente do progresso planetário.

A justiça será ultrapassada pelo amor.

Os filhos da fé não somente serão justos,
Mas bons, profundamente bons. 
A prece constituir-se-á de alegria e louvor
E as casas de oração estarão consagradas ao trabalho sublime da fraternidade suprema. 

A pregação da Lei
Viverá nos atos e pensamentos de todos, 
Porque o Cordeiro de Deus
Terá transformado o coração de cada homem
Em tabernáculo de luz eterna, 
Em que seu Reino divino
Resplandecerá para sempre. 

[Emmanuel, (espírito), através de Francisco Cândido Xavier, no livro "Pão Nosso", páginas 95 e 96]