Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

COM JESUS


A renúncia será um privilégio para você. 

O sofrimento glorificará sua vida. 
A prova dilatará seus poderes. 
O trabalho constituirá título de confiança em seu caminho. 
O sacrifício sublimará seus impulsos. 
A enfermidade do corpo será remédio salutar para a sua alma. 
A calúnia lhe honrará a tarefa. 
A perseguição será motivo para que você abençoe a muitos. 
A angústia purificará suas esperanças. 
O mal convocará seu espírito à prática do bem. 
O ódio desafiar-lhe-á o coração aos testemunhos de amor. 
A Terra, com os seus contrastes e renovações incessantes, representará bendita escola de aprimoramento individual, em cujas lições purificadoras deixará você o egoísmo para sempre esmagado. 


Autor: André Luiz - Psicografia de Chico Xavier

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

LIVRO "BRASIL CORAÇÃO DO MUNDO PÁTRIA DO EVANGELHO" - UM CONVITE A LEITURA!

Publicado no final dos anos 30, início dos anos 40, no século anterior, o livro "Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho" foi dos primeiros livros produzidos por Chico Xavier, que ao final de sua passagem pela terra rendeu com suas psicografias mas de 400 obras, todas editadas com o propósito de divulgação dos postulados espíritas e também como fonte arrecadadora para entidades beneficentes, uma vez que Chico não recebia direitos autorais, transferindo-os a elas. 

Apesar da figura de Chico estar muito ligada à figura de Emmanuel, com quem articulou extensos ensinamentos que são (e serão por muito tempo) explorados pelos adeptos da Doutrina Espírita, o referido livro tem como autor espiritual Humberto de Campos, cabendo à Emmanuel nesse caso a apresentação do mesmo. 

Humberto de Campos quando encarnado foi jornalista, político e escritor. Nasceu em 1886 em Miritiba (hoje Humberto de Campos) (MA) e desencarnou no Rio de Janeiro em 1934. Foi membro da Academia Brasileira de Letras, e escrevia crônicas para vários jornais sob o pseudônimo "Conselheiro XX". Quando Chico Xavier publicou seu primeiro livro "Parnaso de Além Túmulo" que continha poesias de autores já falecidos e que foi alvo de muita controvérsia, Humberto de Campos dizia que agora os escritores não só concorriam entre os vivos mas também entre os mortos. Através de Chico Xavier, Humberto de Campos produziu 12 livros, sendo seis assinados com seu nome e outros seis como "Irmão X", já que sua família em processo judicial que marcou o país requeria direitos autorais sobre as obras que ele havia escrito pós-mortem. Sobre esse fato específico da história do Espiritismo no Brasil, sugerimos a leitura do livro "A Psicografia Ante os Tribunais" de Miguel Timponi. 

Contista, cronista, conhecedor das particularidades brasileiras, Humberto de Campos foi designado pelo Plano Superior para trazer as impressões do mundo espiritual e suas obras são de uma beleza filosófica e religiosa inegáveis. Dentre todas destacamos "Crônicas de Além Túmulo" onde podemos perceber que mesmo sem o corpo físico, a inteligência embarcada no Espírito Imortal que somos, continuamos a possuir, pois se pode claramente perceber a identificação de estilo entre o "Conselheiro XX" e o "Irmão X", apenas separados pela roupagem material. 

Emmanuel, no prefácio do livro que ora resenhamos destaca: "(...) O nosso irmão Humberto tem, nesse assunto, largo campo de trabalho a percorrer, com as suas facilidades de expressão e com o espírito de simpatia que dispõe, como escritor, em face da mentalidade geral do Brasil", destacando assim os motivos que levaram a missão até Humberto, que a desenvolveu com determinação, abnegação, carinho e amor, muito amor. Destaca ainda Emmanuel: "(...) O nosso irmão encontra mais facilidade para vazar o seu pensamento em soledade com o médium, como se ainda se encontrasse no seu escritório solitário; daí a razão por que as páginas em apreço foram produzidas de molde a se aproveitarem as oportunidades do momento". Entendemos que Humberto foi a melhor escolha.

Ainda no prefácio da obra destacamos a referência que Emmanuel faz para justificar a produção da mesma, norteando desde já a missão que ele mesmo empreenderia junto à Chico Xavier que resultou nas obras diversas que eles realizaram: "O Brasil não está destinado somente a suprir as necessidades materiais dos povos mais pobres do planeta, mas também a facultar ao mundo inteiro uma expressão consoladora de crença e fé raciocinada e a ser o maior celeiro de claridades espirituais do orbe inteiro". Hoje conseguimos entender melhor o que ele queria dizer, uma vez que o Brasil é a maior nação espírita do mundo, com cerca 4 milhões de adeptos declarados atuando em 13.000 instituições espíritas, sem levar em conta os simpatizantes e os que frequentam os centros e também igrejas, terreiros, templos, etc. Isso ocorre claramente devido a proposta inclusiva e universal da Doutrina Espírita. 

Ao apresentar a história do período que compreende a antecedência da descoberta da América e do Brasil até o advento da República no Brasil, sob a ótica espiritual e as influenciações necessárias do plano maior, vimos que o Brasil foi forjado para ser uma nação de paz, de aceitação e de amor. Vivemos períodos conturbados de nossa história política e apesar de muitos sofrimentos a maneira como lidamos com os assuntos nos distingue de outras nações, que sempre procuram a força para resolverem seus problemas. 

A obra inicia com a determinação afetuosa do Mestre dos Mestres, Jesus, para que se transplante a árvore do seu evangelho da região da Palestina para as Américas, especificamente o Brasil, o que não nos dá uma condição de especialidade, mas de responsabilidade maior. Para conjugar o seu projeto com as realizações necessárias, foi designado como Gestor Espiritual e nosso protetor, Ismael, o mesmo do antigo testamento. 

Ismael, sob a bandeira "Deus, Cristo e Caridade" toca o projeto de nos transformar em uma nação fraterna, amiga de todos, onde o respeito pelas diferenças, especialmente as religiosas e filosóficas encontre abrigo e possam desenvolver-se sempre no sentido de melhorar o homem e sua relação consigo mesmo e com seus semelhantes. Será essa nação depois que receberá em seu seio a Codificação Espírita e a semeará aos quatro cantos do mundo. 

Para melhor entendimento da obra, de cuja leitura não dispensamos quem queira nos entender como nação evangelizadora, podemos dividi-la em três partes:

1ª) - Antes do descobrimento até a Inconfidência Mineira;
2ª) - Chegada de D. João VI ao Brasil até a Proclamação da República;
3ª) - A implantação do Espiritismo no Brasil e os pioneiros.

Antes do descobrimento até a Inconfidência Mineira

Poderá se ter acesso aos anseios de Jesus, conhecer Helil (Henrique de Sagres), entender como as cruzadas tem a ver com nossa história, como se deu a convocação dos missionários, a questão da escravatura, a mudança do nome do Brasil. 
Poderá se saber também sobre a restauração de Portugal, a motivação para as Bandeiras, o dilema de Fernão Dias, a corrida pelo ouro, o papel dos Jesuítas, por fim entender a Inconfidência Mineira, Tiradentes e D. Maria I.

Chegada de D. João VI ao Brasil até a Proclamação da República

Como a Revolução Francesa influenciou na nossa história material e espiritual? A importância da abertura dos portos, a criação de uma identidade nacional serão mostrados nessa parte, bem como D. Pedro I que se tornaria nosso primeiro Imperador e que foi muito auxiliado pelo plano maior. 
Como e porque se deu o fim do primeiro reinado? Quem era Pedro II? Explicações são dadas a essas interrogações, bem como a narrativa da criação da Obra de Ismael, referências à atuação iluminada do Dr. Bezerra de Menezes durante o segundo reinado, passando pela excrescência da Guerra do Paraguai, culminando com o envolvimento espiritual ao Movimento Abolicionista e a Proclamação da República. 

A implantação do Espiritismo no Brasil e os pioneiros

Como o Espiritismo se implementa no Brasil sendo ferramenta de Ismael? Como se estrutura? O que busca? Quem são os pioneiros será mostrado nessa parte.


Após a leitura da obra e associando-se à fatos recentes de nossa história como a Nova República e morte de Tancredo Neves, o governo "despreparado" de José Sarney, que naquele momento convocava todos ao entendimento e fortalecimento da democracia, a Assembléia Constituinte que garantiu avanços definitivos no campo das liberdades individuais e coletivas e na preservação de direitos dos trabalhadores, a hiperinflação, as eleições diretas, a eleição de Collor e seu impeachment, o governo de Itamar Franco que mais uma vez convoca todos ao entendimento, debela a inflação e estabelece a normalidade econômica, o fortalecimento da nação com Fernando Henrique Cardoso, a eleição de Lula, um homem identificado com causas sociais, as constantes dificuldades no campo dos caráteres pessoais com inúmeros casos de corrupção, as dificuldades mundiais e a eliminação no Brasil de grande parte da miséria, ou seja olhamos nossa história e podemos perceber que há um apoio maior por trás de tudo, bastando para isso nos identificar pessoal e coletivamente com essa influência. 

Encerramos, lembrando que durante a Copa do Mundo os turistas que responderam a uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo disseram, em sua imensa maioria, mais de 90%, que o melhor do Brasil é sua gente. E destacaram: são afetuosos, generosos, acolhedores e muito muito felizes. 

Somos a Pátria do Evangelho e que saibamos semear alegrias por onde passemos... 


terça-feira, 23 de setembro de 2014

O CRISTO OPERANTE

Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado
da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para
com os gentios - Paulo (Gálatas, 2:8)


A vaidade humana sempre guardou a pretensão de manter o Cristo nos círculos do sectarismo religioso, mas Jesus prossegue operando em toda parte onde medre o princípio do bem.

Dentro de todas as linhas de evolução terrestre, entre santuários e academias, movimentam-se os adventícios inquietos, os falsos crentes e os fanáticos infelizes que acendem a fogueira da opinião e sustentam-na. Entre eles, todavia, surgem os homens da fé viva, que se convertem nos sagrados veículos do Cristo operante. 

Simão Pedro centralizou todos os trabalhos do Evangelho nascente, reajustando as aspirações do povo escolhido.

Paulo de Tarso foi poderoso imã para a renovação da gentilidade.

Por intermédio de ambos expressava-se o mesmo Mestre, com um só objetivo - o aperfeiçoamento do homem para o Reino divino. 

É tempo de reconhecer-se a luz dessas eternas verdades.

Jesus permanece trabalhando e sua bondade infinita se revela em todos os setores em que o amor esteja erguido à conta de supremo ideal. 

Ninguém se prenda ao domínio das queixas injustas, encarando os discípulos sinceros e devotados por detentores de privilégios divinos. Cada aprendiz se esforce por criar no coração a atmosfera propícia às manifestações do Senhor e de seus emissários. Trabalha, estuda, serve e ajuda sempre, em busca das esferas superiores, e sentirás o Cristo operante ao teu lado, mas relações de cada dia.

Emmanuel [espírito] através de Francisco Cândido Xavier, no livro Pão Nosso, páginas 83 e 84.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

TEU DIA

Este dia é o seu melhor tempo, o instante de agora.
Se você guarda inclinação para a tristeza, este é o ensejo de meditar na alegria da vida e de aceitar-lhe a mensagem de renovação permanente.
Se a doença permanece em sua companhia, surgiu a ocasião de tratar-se com segurança.
Se você errou, está no passo de acesso ao reajuste. 
Se esse ou aquele plano de trabalho está incubado em seu pensamento, agora é o momento de começar a realizá-lo.
Se deseja fazer alguma boa ação, apareceu o instante de promovê-la.
Se alguém aguarda as suas desculpas por faltas cometidas, terá soado a hora  em que você pode esquecer qualquer ocorrência infeliz e sorrir novamente.
Se alguma visita ou manifestação afetiva esperam por você chegou o tempo de atendê-las.
Se precisa estudar determinada lição, encontrou você a oportunidade de fazer isso.
Este dia é um presente de Deus, em nosso auxílio; de nós depende aquilo que venhamos a fazer com ele.
Autor: André Luiz
Psicografia de Chico Xavier. Livro: Respostas da Vida