Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

CONHECER-SE

O que encontraríamos em nossa natureza mais interna - aquele lugar assustador onde moram os sonhos? Paixões avassaladoras, sensualidade, cólera, egoísmo, ou um vazio, uma tristeza sem fim? Muitas pessoas realmente têm medo de si mesmas e sua personalidade está construída sobre uma base instável de desconfiança. 

São essas mesmas pessoas que não parecem obter êxito no confronto com suas emoções. Elas podem ter dificuldade em reconhecer ressentimentos ou desejos devido a uma noção qualquer de que deveriam estar acima desses impulsos humanos. Infelizmente, com frequência são pessoas assim, que têm expectativas tão pouco realistas a respeito de si mesmas, que surpreendem o mundo com uma súbita violência. É bastante comum ouvir-se dizer, depois de um divórcio escandaloso ou suicídio: "Mas eram pessoas tão educadas e tranquilas!"

Conhecer a fundo nossa geografia interna, nosso próprio padrão de necessidade e medos, jamais é perigoso. O perigo está em recusar-se a ver o que há lá dentro. Não podemos construir uma sólida autoconfiança com base na ignorância e desconfiança de nós mesmos. Só nos amando e reconhecendo nosso parentesco com a humanidade temerosa e carente é que poderemos crescer como indivíduos. 

Do livro: A promessa de um novo dia. 

terça-feira, 20 de maio de 2014

INTERCESSÃO

Irmãos, orai por nós - Paulo
(I Tessalonicenses, 5:25)

Muitas criaturas sorriem ironicamente quando se lhes fala das orações intercessoras.

O homem habitou-se tanto ao automatismo teatral que encontra certa dificuldade no entendimento das mais profundas manifestações de espiritualidade. A prece intercessora, todavia, prossegue espalhando benefícios com os seus valores inalterados. Não é justo acreditar que seja essa oração o incenso bajulatório a derramar-se na presença de uma monarca terrestre a fim de obtermos certos favores. 

A súplica da intercessão é dos mais belos atos de fraternidade e constitui a emissão de forças benéficas e iluminativas que, partindo do espírito sincero, vão ao objetivo visado por abençoada contribuição de conforto e energia. Isso não acontece, porém, a pretexto de obséquio, mas em consequência de leis justas. O homem custa a crer na influenciação das ondas invisíveis do pensamento; contudo, o espaço que o cerca está cheio de sons que os seus ouvidos materiais não registram; só admite o auxílio tangível; no entanto, na própria natureza física, veem-se árvores venerandas que protegem e conservam ervas e arbustos, a lhes receberem as bênçãos da vida, sem lhe tocarem jamais as raízes e os troncos.

Não olvides os bens da intercessão.

Jesus orou por seus discípulos e seguidores, nas horas supremas. 

(Emmanuel [espírito] através de Francisco Cândido Xavier, no livro: Pão Nosso, páginas 47 e 48)

A VIDA É O MAIOR PRESENTE


A vida é única em cada pessoa. Ninguém se repete. Pode haver semelhanças, mas cada um é um.
Além de viver, cada pessoa é chamada a conviver. Ninguém se basta a si mesmo. Todos necessitam conviver.
Existe destino? Sim! O destino de todas as pessoas é a felicidade . Se Deus nos deu a vida é para que sejamos felizes.
Caminhando neste mundo, somos desafiados a fazer escolhas . Diante de nós há muitos caminhos. É preciso saber escolher .
O tempo dirá se as escolhas foram acertadas. Mas não basta escolher e seguir adiante. Ao longo do caminho, as escolhas necessitam ser avaliadas, confirmadas e reorientadas .
Não esqueça: a estrada é longa... Ao longo do caminho poderão surgir pedras... Por vezes os problemas são imensos...
Há dias em que nada parece ter sentido... Lutamos para conquistar algumas coisas e a vida acaba perdendo o sabor...
Um deserto penetra a alma... Uma dor profunda tira o vigor e a esperança... O sol deixa de brilhar, pois o coração parece estar na escuridão...
Em outros momentos, pequenos problemas adquirem um tamanho infinito... Acabamos por complicar o que seria fácil solucionar .
Consequências: irritação, mau-humor, depressão, angústia, desolação, nada mais serve... falta entusiasmo... e a paz se distancia...
Momentos difíceis... O que fazer ? No sofrimento, é necessário ser forte ! Porém, até a fé parece enfraquecer...
Quando a dor chega é fácil perder o rumo da vida. Se não houver cuidado, até o desespero pode se instalar na alma.
E onde fica a fé ?
Nas dificuldades e sofrimentos é fácil se tornar vulnerável . Se alguém disser: “faz isso”... Nem pensamos, vamos e fazemos ! “Vai a tal lugar”... Lá vamos nós.
Quanta gente se fragiliza e se perde... Não existem fórmulas para não sofrer. As descobertas deveriam brotar do mais fundo do ser, lá onde Deus gostaria de habitar.
Deus está ao nosso lado ! Dentro de nós ! Tudo passa... Por isso, não se perturbe... Busque em Deus uma LUZ para redescobrir o valor da vida e o sentido da fé.
Aquiete seu coração ! Por pior que seja a situação, o desespero em nada auxilia. Pelo contrário, só atrapalha e aumenta a dor.
Segura na mão de Deus e vai.... há algo novo esperando por você...
E se as dificuldades persistirem, lembre-se que restaram muitas coisas boas em sua vida. Você precisa vibrar com o que está dando certo... Você é maior que os problemas !
Lembre-se das palavras de Jesus: “estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”. Mais ainda, nos lembra São Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós? “
Então, o que fazer ? Se a cruz estiver muito pesada, olhe ao redor: há outras cruzes, talvez mais pesadas !?
A fé pode não resolver problemas, mas dá forças para continuar a caminhada...
A fé é capaz de confortar o coração e abrir os olhos para perceber que é possível ir adiante, mesmo com tantas dificuldades na bagagem.
Não desanime ! Não desespere ! Não deixe de viver !
Aos poucos tudo se encaminhará...
Não diga a Deus que você tem grandes problemas. Diga aos problemas que você tem um grande Deus !
Problemas familiares ? Estes fazem sofrer mesmo ! Bastante paciência. Poucas palavras. Muito silêncio. Muita oração !
Problemas de saúde ? O melhor medicamento é o pensamento positivo; é a confiança em si mesmo.
Problemas financeiros ? Procure ter os pés no chão. O mundo dos negócios é complexo. Não dê o passo maior que a perna. É necessário arregaçar as mangas e mãos à obra...
Problemas amorosos ? Tudo tem seu tempo. A paciência é um jeito de amar. Muita paciência e persistência.
A convivência entre pessoas diferentes é uma arte. Precisa ser cultivada e desenvolvida.
Como pessoas humanas somos sensíveis. Para não sermos influenciáveis e condicionados, precisamos manter vigilância, atenção e cuidado.
A inveja, o rancor, o ódio... não podem neutralizar toda a força que Deus colocou dentro de você.
Não perca tempo com mau-olhado , com ofensas e calúnias ... Essas são as armas dos fracos !
Então, o que fazer ? Não existem fórmulas. Não perca tempo correndo de um lado para o outro.
O melhor “lugar” para solucionar os problemas é dentro de você . Não se desespere. Você nunca estará sozinho .
Deus está ao seu lado ! Quando você não conseguir mais caminhar, Ele carregará você ao colo.
A oração é um grande medicamento. A leitura diária da Bíblia. A participação na Eucaristia, na missa. Fazer o bem, ajuda muito para a solução dos problemas.
Porém não reze exigindo que Deus faça somente o que você quer. Reze para que a vontade de Deus aconteça. Pois, Ele sempre vai querer o melhor para cada um de nós.
Deus quer a nossa felicidade. Ele indica o caminho, mas não obriga. Ele simplesmente convida.... dizer “sim” é uma decisão pessoal. Não esqueça: a vida é o maior presente. 
Recebido por e-mail do amigo Karlinhos do projeto www.bomnabolabomnavida.com.br

FAZEMOS PRECES NÃO PARA DEUS, MAS PARA NÓS MESMOS

A maioria das pessoas faz preces e assiste às cerimônias e aos rituais religiosos como se tudo isso fosse feito para agradar a Deus, com o objetivo de que Ele fique “mais bonzinho” para nós.

Mas Deus é um Ser imutável e de perfeição, felicidade e amor infinitos. Quando fazemos preces, nós nos dirigimos a Ele, sim, mas para nos beneficiarmos a nós mesmos e, principalmente, para que tenhamos os céus depois da morte de nosso corpo.

Poucas vezes, fazemos preces de gratidão a Deus pelo bem que sempre estamos recebendo Dele. Mas também, com essa nossa gratidão, não é Ele que fica mais feliz. Nós é que vamos nos beneficiar, sentindo-nos melhores, exatamente pelo alívio que sentimos por termos feito alguma coisa importante que temos o dever de fazer. É que tudo de melhor que temos devemos a Deus, inclusive o nosso maior bem terreno, isto é, a nossa vida corporal, pois é com ela que estamos tendo sempre novas oportunidades de evoluirmos moral e espiritualmente. Daí que o assassinato e o suicídio são as faltas ou pecados mais graves, pois eles interrompem essas oportunidades de as pessoas continuarem a sua caminhada em busca da sua perfeição. A vida terrena é, pois, uma dádiva que a misericórdia infinita de Deus, que jamais cessa, nos concede por meio das reencarnações, até que passemos pela porta estreita da nossa salvação ou libertação.

E não bastam as preces para que sejamos beneficiados. Elas são frutos da fé, mas que sem obras é morta (são Tiago 2: 26). E aqui fé (“pistis” em grego e “fides” em latim) não significa bem crença, mas fidelidade a Deus, ou seja, a prática da Lei Áurea ou dos Dez Mandamentos (o Decálogo de Moisés), que Jesus resumiu em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Quando Jesus disse que tudo que pedirmos a Deus em seu nome nos será dado, temos que entender que a expressão “em seu nome” significa que os nossos pedidos devem estar em concordância com a lei do seu evangelho, isto é, eles têm que ser moralmente justos e merecidos por aquele que ora ou por aquele a quem a prece é feita.

Realmente, de acordo com a lei cármica ou lei de causa e efeito ou ainda lei da semeadura livre e da colheita obrigatória, que é bíblica e universal, tem que existir o mérito para que o indivíduo possa receber o que se pede a Deus para ele. E esse mérito é realmente o que coloca moralmente o indivíduo em condições de estar pedindo em nome de Jesus, isto é, de acordo com a citada lei inexorável. De fato, frequentemente, nós pedimos a Deus as coisas que não merecemos e que são, pois, bloqueadas pelos nossos deméritos. Daí que Jesus disse (Marcos 14: 38): “Vigilate et orate” (vigiai e orai)  para não cairdes em tentações. Observe-se que o imperativo verbal “vigiai” vem antes do de “orai”, pois sem sermos vigilantes contra as tentações, nossas preces tornam-se vãs.

E esse conselho do excelso Mestre é para que nós não caiamos numa das nossas tentações mais comuns, que são as de pedirmos a Deus, em nome de Jesus, indevidamente, benefícios que não podemos receber, exatamente porque não temos mérito para recebê-los! 

José Reis Chaves, colunista do portal www.otempo.com.br 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

ENCONTRE-SE


Dizer que a vida é cheia de significado não é dizer que esse significado é fixo ou mágico. Os sinais vêm a nós de dentro, não de fora. A moral que conseguimos extrair dos pequenos dramas de nossa vida tem a ver com nossa própria evolução.

Podemos aprender tanto com experiências negativas como positivas e precisamos aplaudir nosso próprio progresso (provavelmente, ninguém mais o fará). Só nós temos a possibilidade de saber o quanto avançamos ao dominar, por exemplo, o medo de falra em público ou de participar de uma campanha e angariamento de fundos pelo telefone. Talvez tenhamos aprendido a dizer "não" às exigências dos outros e somos os únicos que são capazes de reconhecer esse avanço, congratulando-nos por ele. 

Encontrar a moral de cada evento diário pode ser uma aventura. É bom fazermos uma avaliação periódica, pois ela nos ajuda a ver o progresso que conseguimos e a graduar nossas expectativas ao verdadeiro andamento de nossa evolução. 

Do livro: A promessa de um novo dia. 

TRANSIÇÃO PLANETÁRIA

A terra está sendo removida como um campo preparado para o plantio. O arado do Senhor está em plena atividade fazendo o serviço de remover do solo terrestre as impurezas que precisam ser eliminadas. Outros elementos devem ser selecionados para a produção de frutos de qualidade.
Como uma mãe que sente dores de parto pela proximidade do momento em que dará à luz um filho, um homem novo ao mundo, a Terra geme e estertora.
Mas como disse o Mestre há dois milênios: ainda não é o fim!Angústia nas nações, mudanças climáticas, revelações sociais. Oscilações na economia e a derrocada do poder dos homens falidos. Tudo isso produz uma certa inquietação nas pessoas mais sensíveis. Toda essa movimentação, tanto física quando social, nos faz pensar que a Terra é um grande organismo vivo, que, como o homem, os filhos da Terra, reflete na área física e social as grandes revoluções que ocorrem na sua vida espiritual.
Multidões de espíritos a serviço do Cordeiro de Deus vão e vêm entre as dimensões da vida, obedecendo às ordens do seu Comandante Supremo, pois a hora da colheita se aproxima.
Os Espíritos do Senhor, realizando a sua vontade sublime e soberana, visitam as regiões sombrias da vida extrafísica, realizando a higienização intensa e profunda dos quistos purgatoriais do globo.
Do lado de cá da vida, a grande mudança está em pleno andamento. Toda essa movimentação de seres comprometidos com a política divina e das energias por eles postas em ação faz com que certos reflexos sejam sentidos no panorama físico do mundo.
Assim como o corpo físico do homem reflete as mudanças que ocorrem na área emocional e mental, também o mesmo ocorre num âmbito mais geral com o planeta Terra.
O conflito final está sendo travado nos bastidores da vida, e as energias desencadeadas pela ação natural do expurgo planetário, da seleção natural dos espíritos que ficarão na Terra e daqueles que partirão fazem com que a Terra se ressinta.
Não somente a ação do homem é o que interfere no sistema de vida do planeta. O mundo está expulsando de si os cânceres astrais, as inteligências sombrias, e, como um grande organismo que se contrai e se movimenta para eliminar os focos de pestilência internos, o planeta Terra reage
.
Em reação natural, progressiva, mas também incrementada por energias poderosas que estão a serviço do saneamento coletivo, faz com que os homens, os encarnados sintam de perto os primeiros sinais de que algo novo está ocorrendo, de que estamos começando a sentir as dores de um parto planetário. Um novo homem, uma nova humanidade e uma nova civilização emergirão das cinzas das antigas.
Água, terra, ar e fogo são os elementos criados e acionados pelo organismo terrestre a fim de dinamizar o processo de expurgo daquelas consciências que não amadureceram e não servem mais para compor o novo corpo da civilização do espírito que triunfará sobre todas as dores e falhas humanas.
Estejamos atentos às nossas responsabilidades; estejamos armados com a couraça da justiça e as armas do espírito, pois o Senhor ordenou que a primeira trombeta seja tocada, e os seus mensageiros já estão de prontidão para o grande dia do Deus Todo-Poderoso.
Edgar Cayce (Psicografia de Robson Pinheiro, em 8/4/2010), fonte: www.rcespiritismo.com.br.