Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SATANÁS E DIABOS NÃO SÃO ESPÍRITOS E DEMÔNIOS SOMOS TODOS NÓS


Um dos mais graves problemas do cristianismo é a confusão que os teólogos primitivos fizeram com os espíritos, anjos, diabos, demônios, satã, satanás, Espírito Santo, lúcifer etc., cuja existência nós não negamos, mas apenas discordamos das interpretações erradas que lhes foram atribuídas, pois os teólogos fizeram uma confusão dos diabos com eles, misturando-os com questões mitológicas, das quais, inclusive, os autores sagrados receberam influência, colocando-as na própria Bíblia. Veja-se, por exemplo, o capítulo 12 do Apocalipse.

Essa salada teológica enfraquece a crença nas verdades cristãs, e é um prato cheio para os materialistas fazerem suas chacotas contra o espiritualismo, com o objetivo de desacreditá-lo e reforçar suas ideias ateias. Por isso, a exemplo da doutrina espírita, os demais seguidores do Mestre dos mestres deveriam  estudar e esclarecer esses assuntos em defesa do cristianismo. Os padres e pastores formados em curso superior de teologia e Bíblia conhecem o significado verdadeiro dos termos que estamos abordando, mas agem como se não soubessem nada de novo sobre essas questões, e ficam pregando de acordo com a mesmice de sempre, deixando na ignorância total os seus fiéis.

Lúcifer (eosforo em grego) passou para o latim como o substantivo “luce” (luz) e o verbo “ferre” (transportar), que, literalmente, querem dizer porta-luz, aurora. Não se trata de um espírito, mas de uma metáfora da inteligência. Também Paris é chamada de Cidade Luz, ou seja, cidade da inteligência, da cultura. Assim, lúcifer é símbolo da inteligência de anjos (espíritos) que comandou a rebelião contra Deus. Lúcifer simboliza também a nossa inteligência voltada para o mal, contra o amor, contra Deus, isto é, a favor do chamado pecado, embora possa ser também a inteligência brilhante de um anjo (espírito). E disso podemos concluir que no céu nem tudo é um mar de rosas, nem tudo é paz. E, na verdade, essa palavra céu na Bíblia é no plural: céus, que quer dizer Universo, cosmos. E Jesus disse que o reino dos céus está dentro de nós mesmos, isto é, onde estiver o espírito, encarnado ou desencarnado, e em qualquer parte do Universo, daí céus. Assim é que o Pai Nosso em latim diz “Pater noster qui es in coelis” (céus).

E diabo (opositor) e satã ou satanás (adversário), na prática, substituíram o nome a palavra lúcifer. São opositores ou adversários de Deus, do bem, do Eu Superior (espírito) que nós somos, opositor e adversário que são o nosso ego ou nosso eu menor, corporal, que se opõe ao espírito.

José Reis Chaves, colunista do Jornal O TEMPO de Belo Horizonte.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!