Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

segunda-feira, 3 de março de 2014

O SER CONSCIENTE

Fragmentos do livro: O Ser Consciente, de Joanna de Ângelis, através de Divaldo Pereira Franco. Um obra belíssima que compõe a série psicológica desse espírito que muito nos auxilia na compreensão da importância de buscarmos nosso Self.


"As realizações externas podem acalmar as ansiedades do coração, momentaneamente, não, porém, erradicá-las, razão por que o triunfo externo não apazigua interiormente."

"O ser consciente é austero, mas sem carranca; é jovial, porém sem vulgaridade; é complacente, no entanto sem conivência; é bondoso, todavia sem anuência com o erro. Ajuda e promove aquele que lhe recebe o socorro, seguindo adiante sem cobrar retribuição."

"A afetividade é o campo central para a batalha entre as diversas paixões de posse e renúncia, de domínio e abnegação, ensejando a predominância da doação plena. No amadurecimento afetivo, o ser esplende e supera-se."

"Nos alicerces do inconsciente se encontram todas essas bênçãos que, lentamente, assomam à consciência e se tornam patrimônio da lucidez, fazendo o ser compreender que nem tudo quanto pode fazer, deve-o; da mesma forma que nem tudo quanto deve, pode; conseguindo a sabedoria de fazer somente o que deve e pode como membro consciente que age de acordo com a harmonia cósmica."

"Nas faixas da evolução mais densa, em que estagia a grande mole humana, o sofrimento campeia, por ser uma forma de malho e de bigorna que trabalham o indivíduo, nele insculpindo o anjo e arrancando-lhe o demônio do primitivismo aí predominante."

"Não consideramos sucesso apenas o triunfo econômico, social, político, religioso, artístico, quase sempre responsável por expressões de profundo desequilíbrio no comportamento, gerador de estados neuróticos e de perturbações lastimáveis, que se agravam com as queixas. Referimo-nos a sucesso, quando o indivíduo, em qualquer circunstância, mantêm a administração dos seus problemas com serenidade, conserva-se em harmonia no êxito social ou na dificuldade sem nenhuma perturbação ou desagregação da personalidade através dos bem aceitos recursos de evasão da responsabilidade."

"Os problemas humanos ou desafios existenciais fazem parte do organograma da evolução."

"O problema humano, portanto, maior e mais urgente para ser equacionado, é a própria criatura."

"Quando se repartem informações no inter-relacionamento pessoal, compartem-se emoções."

"Toda a vida de Jesus é um processo que facilita o crescimento e a dignidade do ser humano. Seus conceitos, refertos de atualidade, prosseguem sendo uma linguagem dinâmica, desobsessiva, sem compulsão, abrindo elencos de alegria e facultando o desenvolvimento daqueles que o recebem."

"Quando se vive de forma diversa à que se exterioriza, isto é, quando se fala e aparenta algo que se não faz, há uma tendência a contrair algum tipo de enfermidade, porque a saúde não suporta essa duplicidade, que é geradora de infortúnio. Há um inter-relacionamento entre mente e corpo mais sério do que parece. Desse modo, o auto-amor estimula à veracidade dos atos e das palavras, sustentando a saúde ou corrigindo a doença."

"A conquista do self com todos os seus atributos e possibilidades constitui a meta primordial da existência terrena, em cuja busca devemos investir todo o potencial humano, emocional, moral, intelectual."

"A reencarnação tem como objetivo a autoconquista que propicia a realização intelecto-moral recomendada por Allan Kardec como indispensável à sabedoria, que sintetiza a aquisição do conhecimento com amor."

"Conforme o eu profundo considere a morte, povoando-a de incertezas, gênios do mal, regiões punitivas ou aniquilamento, dessa forma a enfrentará. O oposto igualmente se dá. Vestindo a morte de esperança de reencontros felizes, de aspirações enobrecidas, de agradável despertar, ocorrerá o milagre da vida."




"O silêncio interior é feito de paz e completude, quando o ser compreende o significado da  sua vida e a gravidade da sua conduta em relação aos demais membros que formam o Cosmo."

"De forma penosa, não raro, a libertação dos conteúdos negativos - paixões dissolventes, apegos ilusões, sentimentos inferiores - faculta os anseios pelas conquistas de outros níveis, nos quais o bem-estar e a paz formam os novos hábitos, a nova natureza do ser."

"(...) a felicidade não se radica na satisfação de qualquer desejo do ego, porquanto, após satisfazê-lo, manifesta-se outro com veemência, gerando ansiedade e desconforto. Surge, então, a compreensão transpessoal da existência, e o desejo egoico cede lugar à aspiração espiritual, a uma busca mais profunda, desidentificada com os condicionamentos passados, com pessoas e coisas."

"Certamente não se deve viver para a ociosidade dourada, tampouco, exclusivamente, para a atividade estressante. Há todo um rico arsenal desportivo, um infinito painel de belezas naturais convidativas, um sem número de estesias mediante a leitura, a arte, a conversação, um abençoado campo de idealismo através da prece, da meditação, do controle da mente que se constituem tônicos revigorantes para as ações geradoras da felicidade e dos quais todos podem e devem dispor quanto aprouver. Esses interregnos nas atividades, enriquecidos de prazeres mais amplos, são estímulos para a criatividade, a libertação de cargas psicológicas compressivas, a auto-realização."

"A criatura não é o que se apresenta, nem como se encontra. Esse estado impermanente é trânsito para o que se será. Em prazer ou em sofrimento, não se é isso, mas se está isso, conscientizando-se do continuum no qual se encontra mergulhado."

"Harmonizando aspirações e lutas, buscas e realizações, o homem consciente vive integralmente todos os momentos, todas as ações, todos os sentimentos, todas as aspirações."

"Ninguém vive sem a segurança de si mesmo. Quando esta não decorre do auto-encontro libertador é buscada através dos meios externos, que envolvem o seu possuidor em preocupações de aumentá-las, em medos de perdê-las, passando à angústia de mais assegurar-se da sua retenção. Como efeito, vai traído pela concupiscência da posse, tornando-se possuído pelo objeto que supõe possuir."

"A conquista de si mesmo está ao alcance do querer para ser, do esforçar-se para triunfar, do viver para jamais morrer..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!