Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

VOCÊ COM VOCÊ

Abaixo destacamos alguns fragmentos do livro: Você com Você, escrito por Marcos Leão, ditado por Calunga (Espírito). Obra editada pela Casa dos Espíritos Editora. 
A publicação desses "pedaços" não substituem a importância de uma leitura integral, servindo apenas de aperitivo para aguçar a vontade dos leitores. 
Com uma linguagem coloquial e de fácil entendimento, Calunga expressa opiniões e perspectivas para diversos dilemas éticos e morais que vivenciamos na atualidade, mostrando que é possível provocarmos modificações em nossa conduta desde que saibamos alterar a nossa maneira de pensar e enxergar o mundo. 
Agradeço à amiga Josiane pela indicação, entendendo que em minhas abordagens nos estudos que apresento em Casas Espíritas, após a leitura do livro, percebo muito do Calunga em mim. Fiquei feliz com isso. 


- "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível." (Mateus 17:20)
A força denominada fé, à qual Jesus atribui tamanho poder, traz em seu bojo outros elementos, que a fazem ter tanto alcance. Determinação, vontade, dinamismo, alegria, inovação e perseverança são alguns desses ingredientes, que, reunidos na máxima do rabi galileu, são capazes de operar prodígios, por menores que pareçam ser.

- "'Entra no gozo do teu Senhor', (Mateus 25:21,23) satisfaça-se ao contemplar a presença dele em sua intimidade. Tenha a alegria de conhecer-se e perceber quais são seus sonhos. Aproveite este momento de reencontro consigo mesmo, processo que compensa todo o esforço do caminho e que descortina o propósito para o qual você foi criado, que é ser feliz.'Entra no gozo do teu Senhor'".

- Amadurecer é adquirir desenvoltura frente a qualquer obstáculo, pois a alma preexiste, sobrevive e é mais forte que os obstáculos; eles passam, enquanto ela permanece a brilhar nos palcos do universo.

- Aquele que quiser ser maior tenha a coragem de se fazer menor. Menor em seu egocentrismo e maior em sua condição de ser útil à sociedade como um todo, à humanidade.



-  Aos olhos de muitos, o que é tido como grande, maior, exitoso é considerado a melhor situação, por isso desejado e invejado. Guerras, disputas e crimes são muitas vezes levados a termo porque se quer ser "maior" à força, por meio da violência, ou porque se entende que ter isso ou aquilo torna "maior" quem o possui. Mas o essencial realmente escapa aos olhos, uma vez que não está fora da pessoa, não é passível de ser tomado ou usurpado; é uma conquista interna.



- Num mundo onde um número tão grande de pessoas leva a vida pautada por valores discordantes da ética, é preciso muito critério e serenidade a fim de escolher o melhor caminho. Com a ressalva de que neste caminho só existe o errar menos, uma vez que nossa formação humana não só e suscetível ao erro, como é ele parte do aprendizado. Ou seja, não espere perfeição; lide de maneira mais leve com o fato de que nem você - nem ninguém - é infalível.




- (...) não tente conciliar o inconciliável, levando adiante duas situações incompatíveis, por receio de tomar uma decisão de modo resoluto. Melhor é a decisão, ainda que isso lhe exija pagar um preço, do que eximir-se de decidir e optar.


-  (...) ateu que reverencia a vida com gratidão e entusiasmo produz muito mais felicidade do que religioso que se cobre de cinzas e veste o manto da tristeza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!