Introdução

Há muito o que ser aprendido. Há muito o que podemos extrair do que vemos, tocamos, ouvimos, e acima de tudo, sentimos. Nossa sabedoria vem dos retalhos que vamos colhendo ao longo de nossa evolução, que os leva a formar a colcha que somos. Esse espaço é para que eu possa compartilhar das luzes que formam o que Eu tenho sido!!!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ESTIVE PENSANDO: O NOVO MANDAMENTO

Ao comentar o versículo 34 do capítulo 13 do Evangelho de João, que reza, "um novo mandamento vos dou: que vos amei uns aos outros, como eu vos amei", Emmanuel (espírito) no livro Caminho Verdade e Vida, psicografado por Francisco Cândido Xavier, na lição 179 intitulada "O novo mandamento" (que pode ser lida clicando aqui) nos convida a refletirmos sobre a diferença entre a regra áurea (amar o próximo como a si mesmo) e a assertiva do Mestre Jesus. Em relação a primeira ele assevera que podemos atuar convictos da mesma, independente da aceitação ou entendimento do outro, uma vez que a decisão passa sempre por nós mesmos. Porém no caso do novo mandamento instituído por Jesus, o ato de amar deve ser compartilhado por todos, sob pena de não fazer o efeito necessário. 
Jesus nos legou esse mandamento no derradeiro encontro com os discípulos, depois de lavar os pés dos mesmos e de haver pedido a Judas que fosse fazer o que lhe era determinado. Muitos não entenderam o ensinamento apresentado no momento e mesmo nos dias atuais não o entendem. 
Amar aos outros como ele nos amou é amar com compaixão, com entendimento, com respeito, com objetivo de fazer o outro melhor. 
Amar com compaixão é aceitar as falhas do outro e na medida do possível, procurar auxiliar quando nos for solicitado e/ou permitido...
Amar com entendimento é ser capaz de compreender o outro, entender suas motivações ainda que não concordemos com elas e auxiliar quando isso for realmente alterar positivamente na vida dele...
Amar com respeito é ser capaz de aceitar o outro como ele é, como ele pensa, como ele age, mas sem ser conivente, posicionando-se, mas jamais julgando e/ou impondo condições para o amor...
Amar com o objetivo de fazer o outro melhor mas não conforme nossas ideias e ou maneiras de vermos o mundo, mas acima de tudo apoiando atitudes positivas mesmo que não nos pareçam a primeira vista adequadas. 
No caso dos espíritas amar como Jesus amou se tornará menos difícil se nos apoiarmos uns aos outros no entendimento e vivência do evangelho a partir dos princípios da Doutrina que abraçamos com destaque para a imortalidade da alma, à sobrevivência dos espíritos após a morte, à evolução, às vidas sucessivas e à pratica incessante da caridade. 
Devemos fazer de nossas condutas pessoais e de nossos convívios sociais uma referência de discípulos do Mestre, através de exemplos enobrecedores. 

Comentário a respeito de estudo realizado no Centro Espírita Casimiro Cunha, em 14/01/2014, baseado na Lição 179, do livro: Caminho Verdade e Vida, de Francisco Cândido Xavier, ditado por Emmanuel (espírito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brilhe a Vossa Luz!!!